• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Arquivo de notícias

Enviar por E-mail Versão para impressão

Março de 2017


EO Browser – novo visualizador da ESA com imagens Sentinel-2

24-03-2017

Eo Browser


A Agência Espacial Europeia (ESA) possui um novo visualizador, o EO Browser, que permite a navegação, análise e a avaliação de imagens Sentinel-2.

Neste visualizador, que apresenta o OpenStreetMap como mapa base, são utilizados serviços OGC para a publicação das imagens cuja visualização está disponível nas versões cores naturais e falsa cor, entre outras combinações de bandas. O utilizador tem também a possibilidade de selecionar a sua própria combinação de bandas, escolher imagens de diferentes datas e proceder ao descarregamento da imagem obtida no visualizador em formato jpg.

O EO Browser apresenta um bom desempenho e é muito intuitivo e fácil de utilizar.

Aceda aqui para saber mais

Ir para cima


Decreto-Lei n.º 29/2017, de 16 de março - o novo DL do SNIG cria um Conselho de Orientação mais participado e plural

22-03-2017

Decreto-Lei 29/2017


Foi publicado a 16 de março o Decreto-Lei (DL) n.º 29/2017 que constitui uma alteração ao DL do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) (DL n.º 180/2009, 7 de agosto, atualizado pelo DL n.º 84/2015, 21 de maio).

Este novo diploma tem por objetivo dar cumprimento às observações que foram aduzidas pela Comissão Europeia e, assim, colmatar as lacunas e deficiências verificadas na transposição da Diretiva 2007/2/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 14 de março de 2007, mais conhecida por Diretiva INSPIRE, de que se destaca a não transposição dos respetivos anexos com as categorias temáticas, que passam agora a ser parte integrante do novo diploma.

A presente alteração legislativa inclui também outras alterações elaboradas em concertação com o Conselho de Orientação do SNIG (CO-SNIG) que pretendem melhorar o funcionamento do SNIG e a implementação da diretiva INSPIRE em Portugal.

Uma alteração importante relaciona-se com a coordenação estratégia do SNIG e resulta do alargamento da composição do CO-SNIG. Este conselho passa a incluir todas as entidades com responsabilidades identificadas na produção de informação geográfica, ficando portanto mais participado e plural. A presente alteração legislativa prevê ainda que entidades não integradas agora possam vir a ser no futuro, nomeadamente aquelas que venham a adquirir responsabilidades na produção de informação geográfica.

Outras alterações relevantes incluem a introdução de novos preceitos bem como a reformulação geral de outros e pretendem:

  • uniformizar as definições de cartografia para as tornar coerentes com as adotadas no Decreto-Lei nº 141/2014, de 19 de setembro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a produção cartográfica no território nacional;
  • articular o SNIG com as outras infraestruturas de informação geográfica (IIG) regionais, locais e temáticas e assegurar o cumprimento das obrigações INSPIRE por parte das autoridades públicas que contribuem com conjuntos de dados geográficos para estas IIG.
  • Ir para cima


    DESI: são necessários mais esforços e investimentos para tirar o máximo proveito do Digital Single Market

    14-03-2017

    DESI 2017


    A Comissão Europeia publicou os resultados do Digital Economy and Society Index (DESI) ), uma ferramenta que apresenta o desempenho de 28 Estados-Membros numa grande variedade de áreas, desde a conectividade e competências digitais até à digitalização de empresas e serviços públicos. É de registar o progresso efetuado na área da economia digital sendo, no entanto, de assinalar que a diferença de desempenho entre os países digitalmente mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos, ainda é demasiado grande.

    A Dinamarca, Finlândia, Suécia e a Holanda lideram o DESI seguidos do Luxemburgo, Bélgica, Reino Unido e Irlanda. A Roménia, Bulgária, Grécia e Itália apresentam as pontuações mais baixas.

    Em 2016 todos os Estados-Membros apresentaram melhorias no DESI tendo sido a Eslováquia e a Eslovénia os que mais progrediram e Portugal, a Letónia e a Alemanha aqueles que apresentaram menores progressos.

    Consulte a informação individual por país.

    Ir para cima


    Semantic Interoperability Conference – SEMIC 2017

    09-03-2017

    SEMIC 2017


    A conferência SEMIC 2017 organizada no âmbito do ISA² Programme em colaboração com a Malta Information Technology Agency realiza-se em Malta, no dia 14 de junho.

    Trata-se da 7ª edição desta conferência cujo tema em foco é a interoperabilidade semântica e cuja periodicidade é anual. A conferência conta com apresentações sobre o futuro dos dados e iniciativas a nível da gestão da informação de entidades públicas e do setor privado.

    A SEMIC 2017 oferece aos participantes a oportunidade de aprenderem como as organizações líderes na Europa criam valor a partir dos dados e da informação, nomeadamente através das seguintes iniciativas:

  • Investimento nos dados, informação governamental e a gestão de atividades
  • Repensar a reutilização de informação e a sua distribuição nas organizações e além-fronteiras
  • Partilha de informação e colaboração
  • Utilização de dados e de informação para melhorar a decisão

    Para participar na conferência faça o pré-registo.

    Saiba mais sobre a conferência aqui.

    Ir para cima


    Nova versão do documento “Technical Guidance for the implementation of INSPIRE dataset and service metadata based on ISO/TS 19139:2007” disponível no site INSPIRE EU

    06-03-2017

    Documentos técnicos da EU


    Encontra-se disponível no site INSPIRE EU a versão 2.0.1 do documento técnico que contém diretrizes sobre formatos de metadados de conjuntos de dados e serviços baseados na norma ISO/TS 19139:2007

    O documento anteriormente disponibilizado foi alvo de alterações ao nível de algumas notas de rodapé, foi adicionado um link para a ata da 5ª reunião do MIG, e atualizadas as referências do histórico de revisão e dos anexos E e F, foram feitas alterações a nível do layout e corrigido um erro de numeração dos requisitos na seção 3.2.

    Aceda à nova versão do documento:

    Technical Guidance for the implementation of INSPIRE dataset and service metadata based on ISO/TS 19139:2007 (v2.0.1)

    Ir para cima


    Fórum HUMBOLDT (HALE)

    01-03-2017

    HALE


    O fórum HUMBOLDT, criado em 2010, é utilizado para discussão e esclarecimento de questões relacionadas com o software HALE e harmonização de dados geográficos.

    Este fórum foi recentemente renovado, nomeadamente em termos de servidor, e foi integrado com a plataforma de nuvem do HALE.

    Saiba mais sobre as atividades e novidades do HALE aqui.

    Ir para cima


    Fevereiro de 2017


    Conferência INSPIRE 2017 - Kehl e Stranbourg, 4-8 de setembro

    14-02-2017

    Conferência INSPIRE 2017


    A Conferência INSPIRE 2017 realiza-se em Kehl e Stranbourg, de 4-8 de setembro, no ano em a Diretiva INSPIRE celebra o 10º aniversário da sua entrada em vigor. É de notar a crescente disponibilização on-line de uma grande variedade de dados geográficos no âmbito da Diretiva INSPIRE, dados estes que são utilizados para proteção ambiental bem como para outras áreas tais como e-Government, transportes, agricultura, navegação, desenvolvimento regional, energia, saúde, segurança, investigação e e-Commerce.

    Esta conferência é organizada conjuntamente pelos governos da França e da Alemanha em parceria com a Comissão Europeia, tendo este modelo de organização o objetivo de realçar a importância do trabalho conjunto além-fronteiras, de modo a tornar a partilha de dados geográficos uma realidade cada vez maior e com mais benefícios para os cidadãos, empresas e meio ambiente.

    A Conferência INSPIRE 2017 conta com dois dias de workshops, cuja participação é gratuita, e três dias de plenários, sessões temáticas, posters, uma exposição comercial e eventos sociais.

    O período para envio de propostas de apresentações já se encontra a decorrer e as inscrições têm início no próximo dia 1º de março.

    Saiba mais aqui e conheça as datas importantes .

    Ir para cima


    Nova versão do GeMA - Gestor de metadados dos Açores (GeMA 5.1)

    09-02-2017

    GeMA 5.1


    O GeMA - Gestor de Metadados dos Açores foi recentemente alvo de diversas melhorias.

    No passado mês de janeiro foi lançada a versão 5.0 sendo de destacar as seguintes alterações em relação à versão anterior (4.0.0):

  • Criado botão de “Resolução Espacial Desconhecida”
  • Criado campo “Localizador do Recurso"
  • Criado botão no campo “Conformidade” que permite o preenchimento automático dos campo “Especificação”, “Data da Especificação”, “Tipo de Data” e “Explicação” de acordo com a diretiva INSPIRE
  • Atualização automática do campo “Data dos Metadados”
  • Correção de bugs
  • Hoje foi lançada uma nova versão do GeMA, a versão 5.1, na qual foi corrigido um erro no campo da “Conformidade” nos metadados dos serviços de dados geográficos.

    Para saber mais e efectuar o download desta nova versão aceda aqui.

    Saiba mais sobre ferramentas para criação e edição de metadados aqui.

    Ir para cima


    HALE Studio 3.2.0 tem novas funcionalidades

    08-02-2017

    HALE Studio


    A nova versão do HALE (Humboldt Alignment Editor), o HALE Studio 3.2.0 já se encontra disponível para download.

    Esta nova versão possui funcionalidades que facilitam os procedimentos necessários para a obtenção da harmonização de dados geográficos no âmbito da Diretiva INSPIRE, possibilita a leitura de geometrias do tipo arco e permite configurar múltiplos validadores para a validação de ficheiros XML e GML exportados, entre outras novidades. Algumas da funcionalidades já existentes na versão anterior foram modificadas e alguns problemas detetados foram corrigidos.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    INSPIRE Registry: valores das listas de código definidos externamente encontram-se disponíveis para teste

    06-02-2017

    Spacial Enablement in a Smart World


    O INSPIRE Registry contém as listas de códigos (codelists) e os seus valores, conforme se encontram definidos nas regras de implementação INSPIRE relativas à interoperabilidade dos conjuntos e serviços de dados geográficos (Regulamento (UE) n.º 1089/2010 da Comissão).

    O Registry possui uma nova funcionalidade, já permite a utilização de valores das codelists definidos externamente. Para testar esta nova funcionalidade aceda aqui e envie os comentários e o feedback para a plataforma colaborativa MIG ou para o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

    Ir para cima


    Janeiro de 2017


    GSDI disponibiliza livro da GSDI 15 Conference

    25-01-2017

    Spacial Enablement in a Smart World


    A Global Spatial Data Infrastruture Association (GSDI) disponibilizou o livro “Spacial Enablement in a Smart World” que é composto essencialmente por artigos de referência que foram apresentados na GSDI 15 World Conference que teve lugar em Taiwan, de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2016.

    Os temas principais abrangidos neste livro são Smart Disaster Prevention, Smart Transportation e Smart City. Os artigos refletem o impacto e a aplicação das infraestruturas de informação geográfica (IIG) que estão a ser desenvolvidas por todo o mundo, nomeadamente no que se refere à capacitação espacial num mundo inteligente.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    Novos documentos técnicos sobre metadados, coberturas e sensores disponíveis no site INSPIRE EU

    16-01-2017

    Documentos técnicos da EU


    Encontram-se disponíveis no site INSPIRE EU cinco novos documentos técnicos que contêm diretrizes sobre formatos de metadados de conjuntos de dados e serviços baseados na norma ISO/TS 19139:2007, serviços de dados geográficos e serviços de invocação de serviços, utilização de standards OGC de sensores e ISO 19143 Filter Encoding, serviços de descarregamento de coberturas WCS:


  • Technical Guidance for the implementation of INSPIRE dataset and service metadata based on ISO/TS 19139:2007
  • Technical Guidance for INSPIRE Spatial Data Services and services allowing spatial data services to be invoked.
  • Guidelines for the use of Observations & Measurements and Sensor Web Enablement-related standards in INSPIRE.
  • Technical Guidance for implementing download services using the OGC Sensor Observation Service and ISO 19143 Filter Encoding.
  • Technical Guidance for the implementation of INSPIRE Download Services using Web Coverage Services (WCS).

  • Foram também disponibilizados os termos de referência (ToR) do JRC, organismo responsável pelo registo central INSPIRE e registos federados:

  • Central INSPIRE registry and INSPIRE register Federation – Terms of Reference for the control body and submitting organisations.
  • Aceda aqui a estes e a outros documentos técnicos publicados pela EU

    Ir para cima


    Dezembro de 2016


    Documentos técnicos “Metadados para pesquisa e interoperabilidade entre infraestruturas de informação geográfica” e “Serviço de Descarregamento INSPIRE Atom”

    23-12-2016

    Pesquisa de Metadados

    A Direção-Geral do Território (DGT) elaborou um documento com instruções acerca das palavras-chave a utilizar nos metadados para melhoria das pesquisas de informação geográfica. Este documento dá resposta a duas solicitações explícitas da Comissão Europeia nomeadamente no que respeita ao fato dos metadados dos conjuntos e serviços de dados geográficos deverem incluir uma descrição adequada da política de dados e à automatização do processo de harvesting do catálogo do SNIG.


    Pesquisa de Metadados

    A DGT elaborou também um documento técnico sobre a implementação de serviços de descarregamento INSPIRE ATOM de Conjuntos de Dados Geográficos.

    Aceda aqui a estes e a outros documentos técnicos elaborados no âmbito da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

    Ir para cima


    Novembro de 2016


    1.º Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENiiG 2016)

    18-11-2016

    Pesquisa de Metadados

    O 1.º Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENiiG 2016) decorreu de 8 a 9 de novembro de 2016, no Auditório da Sede da Polícia Judiciária em Lisboa, e foi organizado pela Direção-Geral do Território em estreita articulação com o Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG), com uma Comissão Científica composta por 24 membros, e em colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

    O ENiiG 2016 contou com uma elevada adesão da comunidade nacional, cerca de 260 participantes, e focou-se nos principais desafios técnicos, políticos e legais associados à implementação e ao desenvolvimento de Infraestruturas de Informação Geográfica (IIG) desenvolvidos em seis sessões temáticas centradas nos temas:

  • As Infraestruturas de Informação Geográfica na democratização do acesso à informação geográfica
  • As Infraestruturas de Informação Geográfica na definição e implementação de políticas públicas
  • O contributo das Infraestruturas de Informação Geográfica para a modernização da Administração Pública e para a economia digital
  • Infraestruturas de Informação Geográfica na Administração Pública Regional e Local
  • Novos paradigmas e tendências para a Informação Geográfica
  • Interoperabilidade e novos modelos de dados para a Informação Geográfica
  • Soluções tecnológicas para Infraestruturas de Informação Geográfica
  • A cerimónia de abertura do ENiiG contou com a participação do Sr. Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e a sessão de encerramento com a Srª Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

    Aceda ao programa e às apresentações efetuadas e a mais informação sobre o ENiig 2016

    Ir para cima


    Outubro de 2016


    Conferência INSPIRE 2016 e JIIDE 2016 - Barcelona, 26 a 30 de setembro ...relato

    06-10-2016

    Conferência INSPIRE 2016 Consulta pública interoperabilidade

    A Conferência INSPIRE 2016 e as JIIDE (Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais) que agrupam as comunidades de IDE de Portugal, Espanha e Andorra, realizaram-se em Barcelona de 26 a 30 de setembro. O evento contou com mais de 1100 inscritos, dos quais cerca de 400 corresponderam a participantes nas JIIDE.

    A DGT participou na Conferência INSPIRE e nas JIIDE, tendo feito as seguintes apresentações:

  • Evolução do Sistema Nacional de Informação Geográfica (Paulo Patrício, DGT; Henrique Silva, DGT; Danilo Furtado, DGT; Vanda Bica, DGT; Ana Luísa Gomes, DGT; André Serronha, DGT; António João Herdeiro, DGT; Alexandra Fonseca, DGT; Mário Caetano, DGT)
  • Land Cover spacial datasets harmonization in Portugal using HALE (Teresa Zuna, DGT; Alexandra Fonseca, DGT; Danilo Furtado, DGT; Ana Luísa Gomes, DGT; André Serronha, DGT; Paulo Patrício, DGT)
  • SNIG2020 a collaborative vision for the Portuguese spatial data infrastructure (Mário Caetano, DGT)
  • A comunicação “Land Cover spacial datasets harmonization in Portugal using HALE” foi premiada no âmbito da iniciativa “INSPIRE in Practice”, que decorreu durante a conferência e que pretendeu distinguir os trabalhos desenvolvidos no âmbito da aplicação da Diretiva INSPIRE.

    Aceda aos vídeos das entrevistas e do resumo das JIIDE .

    Aceda aos Aceda aos vídeos da Conferência INSPIRE 2016 (Sessão de abertura, Plenários temáticos e Encerramento).

    Aceda aqui às apresentações, workshops e restantes atividades realizadas no decurso deste evento.

    Ir para cima


    Ciclo de conferências ISoP – Inovar em Serviços Públicos

    03-10-2016

    Conferências ISoP

    A Câmara Municipal do Barreiro dinamiza, na primeira quinta-feira de cada mês, o ciclo de conferências “ISoP – Inovar em Serviços Públicos”.

    Este ciclo de conferências tem como objectivo colocar na agenda, de forma regular, o debate, a partilha de ideias e reflexões, experiências e tendências e as melhores práticas no setor das Tecnologias da Comunicação e Informação adaptadas à realidade pública, particularmente a municipal.

    A próxima sessão intitulada “Os desafios do território” ocorrerá no dia 6 de outubro, e contará com a participação do Professor Mário Caetano, Subdiretor-Geral do Território que fará uma apresentação dedicada à implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal e ao SNIG 2020: “A Diretiva INSPIRE e a Visão SNIG 2020”.

    As inscrições são gratuitas. Aceda ao formulário de inscrição.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima

    Agosto de 2016


    Relatório da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu sobre a implementação da Diretiva INSPIRE

    16-08-2016

    Relatório da Comissão

    Em 2013 a Comissão Europeia (CE) procedeu a uma avaliação da eficácia e adequação da regulamentação da Diretiva INSPIRE, a fim de avaliar, numa fase intermédia da sua implementação, se este instrumento permanecia adequado para o objetivo pretendido, tendo elaborado o Mid-term evaluation report on INSPIRE implementation.

    O Relatório da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu apresenta os progressos realizados na implementação da Diretiva, uma síntese dos resultados desta avaliação assim como as principais conclusões resultantes deste processo, e um conjunto de recomendações e ações relacionadas com as próximas etapas.

    A avaliação efetuada confirma que a relevância global da Diretiva na resposta eficaz às necessidades políticas continua a ser elevada e deverá aumentar ao longo do tempo, tendo em conta a transformação rumo a uma economia digital.

    Alguns Estados-Membros realizaram progressos significativos na implementação da Diretiva. No entanto, as lacunas identificadas no que respeita à implementação são significativas e resultam da acumulação de atrasos no processo, pondo em evidência as diferenças existentes em termos de celeridade e de qualidade do processo.

    Persistem ainda grandes obstáculos criados pelas políticas de dados de muitos países que impedem progressos concretos e perpetuam os encargos administrativos, uma vez que os dados não podem ser facilmente partilhados entre as administrações. No entanto, alguns Estados-Membros demonstraram que é possível e avaliam de forma positiva os benefícios daí resultantes, ainda que apenas em termos qualitativos.

    Entre as conclusões avançadas neste relatório há ainda a salientar que os custos iniciais são superiores aos benefícios e que os investimentos realizados por muitos Estados-Membros foram insuficientes, possivelmente devido à crise económica dos últimos anos.

    Com base nos resultados da avaliação a CE reconhece a necessidade, no futuro, de um maior esforço a todos os níveis, por todos os intervenientes e propõe diversas ações ao nível, quer dos Estados-Membros, quer da UE.

    É necessário que todos os Estados-Membros intensifiquem os seus esforços de implementação e de análise crítica da eficácia das suas políticas em matéria de dados, em particular os mais atrasados no processo.

    Além disso, é recomendado que os Estados-Membros, em consulta com a Comissão:

  • Atribuam prioridade aos conjuntos de dados geográficos ambientais, em especial aos relacionados com a monitorização e a comunicação de informações, e aos identificados nos processos globais relevantes;
  • Melhorem a coordenação entre a implementação a nível nacional da Diretiva INSPIRE e o eGovernment, assim como a disponibilização de dados abertos e outros processos pertinentes.
  • A fim de complementar os esforços nacionais, a Comissão compromete-se a avaliar as lacunas existentes ao nível das políticas nacionais em matéria de dados e a estudar as possíveis sinergias com a iniciativa «Livre circulação de dados», no âmbito do Mercado Único Digital. Irá também reanalisar as regras da Diretiva no que respeita à harmonização dos dados geográficos com vista à sua simplificação, dará assistência aos Estados-Membros na aplicação e implementação da Diretiva, promoverá o estabelecimento de prioridades e a exploração de oportunidades decorrentes da utilização dos programas de financiamento existentes a nível da UE, de modo a contribuir para o reforço das capacidades e a colmatar as lacunas na implementação da Diretiva INSPIRE.

    Para saber mais consulte o Relatório aqui disponibilizado nas versões PT e EN ,assim como o Resumo Executivo e a Avaliação que o acompanham.

    Ir para cima


    Plano de Ação para resolver lacunas na implementação e no cumprimento da Diretiva INSPIRE em Portugal (PA-INSPIRE.PT)

    10-08-2016

    Plano de Ação SNIG2020

    Na 3ª Reunião do Sub-group on Policy of the INSPIRE Maintenance and Implementation Expert Group (MIG-P) que decorreu em Roma em dezembro de 2015 e na Reunião Bilateral entre a CE e Portugal sobre a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal, que decorreu em Lisboa em fevereiro de 2016, a Comissão Europeia (CE) solicitou a Portugal que elaborasse um Plano de Ação para resolver lacunas na implementação e no cumprimento da Diretiva INSPIRE em Portugal.

    A reunião bilateral contou com a presença de representantes da Comissão Europeia e das entidades do Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG).

    Neste relatório é dada especial ênfase ao ponto de situação da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal através do sistema de indicadores definidos pela Comissão Europeia, os contributos das entidades nacionais com responsabilidades perante a diretiva são alvo de comparação, sendo também comparados os indicadores nacionais com os de outros Estados-Membros.

    O PA-INSPIRE.PT foi elaborado pela Direção-Geral do Território (DGT), enquanto Ponto de Contacto Nacional (PCN) para a Diretiva INSPIRE em Portugal, com base em contributos das entidades da Rede de Pontos Focais (RPF) INSPIRE Core e do CO-SNIG, tendo a estratégia para a definição do conteúdo e a estrutura do documento sido decididas e aprovadas pelo CO-SNIG.

    A forma colaborativa como este plano de ação foi concebido e definido pelas entidades do CO-SNIG resulta da nova linha estratégica da DGT, enquanto PCN para a Diretiva INSPIRE, iniciada em outubro de 2014 para promover a implementação da Diretiva em Portugal. A partir desta data foi também dado um papel significativamente mais ativo ao CO-SNIG no contexto da coordenação estratégica do SNIG e INSPIRE.

    Para além das obrigações de divulgação de informação e de monitorização e elaboração do relatório de triénio, as atividades INSPIRE assumidas pela DGT enquanto PCN passaram a incluir a prossecução de forma colaborativa e participada de um plano de ação que se centrou na redinamização das estruturas, redes e grupos de trabalho INSPIRE já existentes, na criação de novos grupos, no diagnóstico e avaliação da situação existente, na realização de ações de formação e disseminação e no envolvimento das entidades no planeamento do futuro da IIG nacional e da implementação da Diretiva INSPIRE através da construção participada da Visão e Plano de Ação SNIG2020 (PA-SNIG2020).

    Este plano de ação é um contributo para o SNIG2020 e está articulado com os Princípios Orientadores do Plano de Ação do SNIG2020 (PA-SNIG2020). O SNIG2020 é uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica, o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), para 2020.

    Neste documento a apresentação do plano de ação é precedida da caraterização da situação atual da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal e termina com a apresentação e discussão da estratégia nacional em curso para promover o cumprimento das metas da Diretiva relacionadas com harmonização de CDG.

    No que respeita às conclusões há a salientar que o plano de ação apresentado revela que Portugal está fortemente empenhado em resolver as lacunas existentes na implementação e no cumprimento da Diretiva INSPIRE, prevendo que muitos dos incumprimentos serão resolvidos durante o ano de 2016.

    Saiba mais aqui.


    Notas sobre o desenvolvimento do SNIG e a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal - Relatório

    09-08-2016

    Relatório ponto situação SNIG-INSPIRE

    No passado mês de junho a DGT elaborou um relatório, com o objetivo de dar a conhecer o ponto de situação sobre o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

    O relatório foi elaborado com base em documentos já existentes, disponíveis no portal do SNIG, obtendo-se num único documento toda a informação relevante sobre a temática em apreço.

    Contém informação genérica sobre a Diretiva INSPIRE, o SNIG e outras infraestruturas de informação geográfica (IIG) em Portugal, sobre as atividades e estruturas nacionais de coordenação e implementação da Diretiva INSPIRE, passando pela monitorização e o reporte exigidos pela Comissão Europeia e pela apresentação sumária do geoportal do SNIG e do portal de dados abertos iGEO.

    Neste relatório é dada especial ênfase ao ponto de situação da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal através do sistema de indicadores definidos pela Comissão Europeia, os contributos das entidades nacionais com responsabilidades perante a Diretiva são alvo de comparação, sendo também comparados os indicadores nacionais com os de outros Estados-Membros.

    É igualmente descrito e realçado o posicionamento estratégico da atual direção da DGT, sendo apresentados os principais resultados do estudo “Diagnóstico SNIG 2015”, que esteve na base da construção da visão SNIG2020 (saber mais), assim como a visão SNIG2020 e o Plano de Ação para o ano de 2016, para resolver lacunas na implementação e no cumprimento da Diretiva INSPIRE em Portugal. Este plano de Ação foi submetido à Comissão Europeia, na sequência da reunião bilateral entre a Comissão e o Conselho Coordenador do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG), realizada em fevereiro de 2016 sobre o incumprimento da Diretiva.

    O relatório é concluído com um conjunto de notas finais que alertam para o facto de apenas 6% dos conjuntos de dados geográficos (CDG) estarem disponíveis sob a forma de serviços, quando atualmente este valor já devia ser de 100%, e refere a preocupante situação respeitante à conformidade dos CDG tendo em consideração que em 2017 a conformidade dos CGD do Anexo I deverá ser de 100% e que no final de 2015 esta situação se verificava apenas para 2.4% destes dados. São ainda tecidas algumas considerações sobre as razões que levam à situação de incumprimento e sobre os principais desafios na implementação da Diretiva em Portugal, sendo reconhecido que as entidades com responsabilidades na implementação da Diretiva estão fortemente envolvidas e têm respondido com ânimo ao dinamismo incutido pela DGT neste importante intento.

    Para saber mais aceda ao relatório.

    Ir para cima


    Mapas felizes

    03-08-2016

    Ano Internacional ds Mapas

    Danielle Quercia, investigador na área da cartografia e análise espacial e que trabalha na Yahoo, participou numa Ted Talk em Berlin, na qual falou acerca de mapas que nos permitem ir mais além do que simplesmente encontrar o caminho mais curto ou mais rápido entre dois pontos, numa cidade.

    Veja este vídeo que tem pouco mais do que 7 minutos e saiba mais sobre estes inovadores e interessantes mapas felizes, os mapas on-line que podem tornar a nossa vida mais agradável!

    Aceda ao vídeo e saiba mais sobre estes mapas felizes em O caminho mais curto para a felicidade e UrbanGems.

    Ir para cima


    Julho de 2016


    O SNIG e o portal iGEO na Rede Comum do Conhecimento

    13-07-2016
    SNIG e iGEO na RCC

    A Rede Comum de Conhecimento (RCC), da responsabilidade da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), é uma plataforma de partilha de iniciativas de modernização e simplificação administrativas da Administração Pública portuguesa assim como dos países de língua oficial portuguesa.

    A DGT possui vários projetos na RCC na área reservada a boas práticas, entre os quais o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) cuja informação foi recentemente atualizada e o portal iGEO, que foi agora integrado na RCC.

    Podem ser pesquisados na plataforma da RCC através da pesquisa geral ou por recurso às opções “Temas” e “Entidades”, encontrando-se o SNIG incluido no tema "Modernização Administrativa" e o iGEO no tema “Tecnologias de Informação”. A Direção-Geral do Território é a entidade responsável pela gestão e manutenção de ambos.

    Pela importância que assumem na construção de uma Administração Pública mais eficiente, transparente e colaborativa, o SNIG e o portal iGEO reúnem as condições para poderem ser selecionados para publicação em Portais Internacionais de partilha de boas práticas, dos quais a Agência para a Modernização administrativa (AMA) é parceira.

    A RCC está disponível através de uma app para smarthphones e tablets, em versão iOS e Android e dispõe de canais de informação tais como o Facebook e Twitter para maximizar o alcance desta e de outras iniciativas.

    Saiba mais sobre o SNIG na RCC.

    Saiba mais sobre o iGEO na RCC.

    Ir para cima


    DGT promove Workshop sobre Harmonização de Dados Geográficos no âmbito da implementação da Diretiva INSPIRE

    07-07-2016
    Workshop DGT Workshop DGT

    No dia 5 de julho a DGT realizou um Workshop sobre Harmonização de Dados Geográficos no âmbito da implementação da Diretiva INSPIRE, direcionado aos representantes dos Grupos de Trabalho Temáticos INSPIRE.

    A realização deste evento integra-se na estratégia da DGT, enquanto Ponto de Contacto Nacional (PCN) para a Diretiva INSPIRE, para a promoção e implementação da Diretiva em Portugal.

    A DGT convidou várias empresas privadas a participarem neste evento com o objetivo de darem a conhecer as suas soluções tecnológicas para a temática em apreço. A ESRI Portugal aceitou o convite e fez uma apresentação sobre o ArcGIS for INSPIRE.

    Aceda às apresentações em PDF:

  • A harmonização dos dados no contexto da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal (André Serronha, DGT).
  • ArcGIS for INSPIRE (António Marques, ESRI Portugal).
  • Aceda a mais apresentações sobre os temas inerentes à implementação da Diretiva INSPIRE aqui.

    Ir para cima


    Junho de 2016


    DGT participa em sessão técnica promovida pela RAA no âmbito da implementação da Diretiva INSPIRE

    24-06-2016

    Monitorização e Relatorio

    A Secretaria Regional do Turismo e Transportes, do Governo dos Açores, promoveu quatro sessões técnicas, entre abril e junho de 2016, com o objetivo de promover a implementação da Diretiva INSPIRE na Região Autónoma dos Açores, tendo convidado a DGT para participar na 4ª Sessão que decorreu no dia 7 de junho na ilha de São Miguel e no dia 9 de junho na ilha Terceira.

    Esta sessão incidiu sobre o estado de implementação da Diretiva e desenvolvimentos futuros, e contou com dois workshops nas áreas dos metadados e riação de serviços de dados geográficos com software open source.

    Programa do Workshop Metadados
  • Conceitos
  • Perfil MIG e INSPIRE
  • Edição de metadados (GeMA)
  • Validação dos SDG
  • Ferramentas de validação
  • Pesquisa nos catálogos (SMA, SNIG e INSPIRE)

  • Programa do Workshop Criação de Serviços de Dados Geográficos com software open source: serviços INSPIRE de visualização WMS e de descarregamento WFS
  • Serviços de Dados Geográficos (SDG) INSPIRE
  • Implementação de serviços INSPIRE em GeoServer (Introdução ao GeoServer; configuração de dados geográficos; serviços de visualização WMS e descarregamento WFS)
  • Validação dos SDG
  • Utilização e exploração dos SDG

  • Aceda às apresentações em PDF e aos vídeos disponíveis no youtube:

  • Diretiva INSPIRE - Estado de implementação e desenvolvimentos futuros - PDF e Vídeo (Mário Caetano, DGT).
  • Workshop Metadados - PDF, Vídeo (Parte 1-Teórica), Vídeo (Parte 2-Prática) (Henrique Silva, DGT).
  • Criação de Serviços de Dados Geográficos com software Open Source: serviços INSPIRE de visualização WMS e de descarregamento WFS - PDF, Vídeo (Parte 1-Teórica), Vídeo (Parte 2-Prática) (Danilo Furtado, DGT).
  • Saiba mais sobre estas sessões técnicas aqui.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    Diário de Notícias da Região Autónoma da Madeira divulga Diretiva INSPIRE

    21-06-2016

    Monitorização e Relatorio

    O suplemento de dia 19 de junho de 2016, do Diário de Notícias da Região Autónoma da Madeira (RAM), dedicou a 1ª página à divulgação da Diretiva INSPIRE.

    Neste suplemento, cujo tema é o Ambiente, é declarado que nunca houve tanta informação ambiental ao nosso alcance e que compete às entidades públicas produtoras de informação geográfica responder a questões tais como: que informação é essa, quem a detém, onde se encontra e como se acede e quais os seus custos e qualidade. É também referido que a Diretiva perspetiva a adequação das entidades públicas à realidade do mundo digital, aborda temas relacionados com o ambiente e permite o acesso à informação através de serviços de rede.

    É, ainda, lançado um repto aos leitores para descobrirem a informação geográfica reportada pela RAM no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), ou seja, na Infraestrutura Nacional de Informação Geográfica.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    Workshop sobre Validação de Metadados, Dados e Serviços INSPIRE

    15-06-2016

    Workshop on Validation

    De 2 a 3 de junho realizou-se em Paris um Workshop sobre Validação de Metadados, Dados e Serviços, organizado pelos EuroGeographics INSPIRE KEN, JRC e EuroSDR, dedicado às entidades com obrigações na implementação da Diretiva.

    Saiba mais e aceda às apresentações feitas aqui.

    Ir para cima


    Monitorização 2016 e Relatório Trianual

    08-06-2016

    Monitorização e Relatorio

    A DGT, Ponto de Contacto Nacional INSPIRE, enviou no passado dia 12 de maio à Comissão Europeia, os resultados da sexta monitorização da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal, assim como o Relatório INSPIRE trianual.

    O Relatório INSPIRE, de Portugal, caracteriza a infraestrutura de informação geográfica (IIG) nacional, o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e descreve a evolução da situação do país em termos de aplicação da Diretiva INSPIRE no decorrer do triénio 2013 – 2015, com base nos processos de monitorização anual, nos levantamentos realizados e nos documentos produzidos no decorrer deste triénio pelo Ponto de Contacto Nacional (PCN), com a colaboração das estruturas existentes.

    Os dados desta monitorização que se reporta ao ano de 2015 e o Relatório trianual encontram-se disponíveis aqui.

    Ir para cima


    Harmonização de dados Geográficos de acordo com a Directiva INSPIRE: DGT participa no projecto EAGLE 6 em colaboração com eENVplus / Spatial Datasets Harmonization according to the INSPIRE Directive: DGT participates in EAGLE 6 project with eENVplus

    03-06-2016

    Eagle6

    O projecto EAGLE 6 “Assistance to the EEA in the production of the new CORINE Land Cover (CLC)“ da Agência Europeia do Ambiente, decorreu de Março a Setembro de 2015 e pretendeu estudar e implementar uma metodologia de harmonização da cartografia CORINE Land Cover (CLC) e Urban Atlas (UA) em conformidade com as disposições de execução da diretiva INSPIRE para a temática Ocupação do Solo.

    A Direção-Geral do Território (DGT) participou neste Consórcio Europeu, coordenado pela empresa Geoville Environmental Services Sarl, tendo sido responsável pela tarefa de validação dos resultados da harmonização (WP3). Para além da DGT, o consórcio incluiu os seguintes parceiros: UBA-V (Áustria), responsável pela coordenação técnica, SYKE (Finlândia), ALTERRA (Holanda), IGN (Espanha).

    Considerando que o processo de harmonização de dados INSPIRE é uma actividade que requer uma ampla partilha de conhecimentos e experiência entre instituições, entre países ou entre projectos sobre esta temática, a DGT assinou um Memorandum of Understanding (MoU) com a equipa de validação do projecto eENVplus (http://www.eenvplus.eu/), de que é também parceira, assegurando desta forma a partilha de conhecimento adquirido neste projecto no domínio da validação, com a equipa do EAGLE 6.

    Os resultados do EAGLE 6 em termos de validação foram disseminados em ações de formação realizadas na DGT:

  • Workshop Harmonização de dados geográficos no contexto da Diretiva INSPIRE, 17 de Dezembro de 2015
  • Workshop sobre harmonização da COS de acordo com as especificações INSPIRE, 21 de Abril de 2016
  • Mais informação sobre o projecto EAGLE 6 aqui.

    EN version:

    The European Environmental Agency project EAGLE 6 "Assistance to the EEA in the production of the new CORINE Land Cover (CLC)" took place from March to September 2015 and intended to study and implement a methodology for CORINE Land Cover ( CLC) and Urban Atlas (UA) harmonization according to INSPIRE Directive Land Cover theme implementing rules.

    The Directorate-General for Territory Development (DGT) participated in this European consortium, coordinated by the company Geoville Environmental Services Sarl, having been responsible for the validation of the harmonisation results (WP3). In addition to the DGT the consortium included the following partners UBA-V (Austria), responsible for the technical coordination, SYKE (Finland), ALTERRA (Netherlands), IGN (Spain).

    Whereas the INSPIRE data harmonization process is an activity that requires a broad sharing of knowledge and experience between entities, countries or projects, DGT has signed a Memorandum of Understanding (MoU) with the validation team of the eENVplus project (http://www.eenvplus.eu/), from which DGT was also partner, thus ensuring the sharing of knowledge in the field of validation acquired in this project with the EAGLE 6 team.

    The EAGLE 6 validation results were disseminated in training activities carried out at DGT:

  • Workshop harmonization of spatial data in the context of INSPIRE Directive, December 17, 2015
  • Workshop on the harmonization of the Land Cover map (COS) according to the INSPIRE specifications, April 21, 2016

    More information about the EAGLE project here.

    Ir para cima


    Maio de 2016


    Workshop sobre “Criação de Serviços de Dados Geográfios com software Open Source” realizado pela DGT, na II Conferência Nacional de Geodecisão

    23-05-2016

    comunicações apresentadas na Conferência

    A II Conferência Nacional de Geodecisão, realizou-se nos dias 12 e 13 de maio de 2016, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

    Formação SNIG2020

    No âmbito desta conferência, a DGT realizou, no dia 13 de maio, um workshop sobre “Criação de Serviços de Dados Geográficos com software open source: serviços INSPIRE de visualização WMS e de descarregamento WFS".

    Geodecisao Geodecisao

    Programa do Workshop:

  • Abertura
  • Serviços de Dados Geográficos (SDG) INSPIRE
  • Implementação de serviços INSPIRE em GeoServer (Introdução ao GeoServer; configuração de dados geográficos; serviços de visualização WMS e descarregamento WFS)
  • Validação dos SDG
  • Utilização e exploração dos SDG

    Aceda ao PDF do Workshop:

  • Criação de Serviços de Dados Geográficos com software open source: serviços INSPIRE de visualização WMS e de descarregamento WFS (Danilo Furtado, DGT).
  • Aceda às comunicações apresentadas na II Conferência de Geodecisão aqui.

    Aceda a outros workshops ministrados pela DGT aqui.

    Ir para cima


    PDF dos Workshops sobre Metadados, Criação de Serviços e Harmonização de Dados Geográficos no âmbito do SNIG2020

    20-05-2016
    Formação SNIG2020

    No âmbito da estratégia para a concretização e implementação do SNIG2020, a DGT tem realizado diversos workshops sobre Metadados, Criação de Serviços e Harmonização de Dados Geográficos.

    Os PDF destes workshops, assim como outros materiais de apoio oriundos de fóruns, tutoriais, webinars e ações de formação relacionadas com a implementação da Diretiva INSPIRE, encontram-se disponíveis na área de Formação do site INSPIRE PT.

    Consulte toda a informação aqui.

    Ir para cima


    Conferência INSPIRE 2016 e JIIDE 2016 - Barcelona, 26 a 30 de setembro ...divulgação

    12-05-2016

    Consulta pública interoperabilidade

    A Conferência INSPIRE 2016 realiza-se em Barcelona, de 26 a 30 de setembro de 2016, no momento em que a Diretiva INSPIRE se encontra a meio do período estabelecido para a sua implementação e numa altura em que a preocupação mundial com as questões ambientais é elevada, devido aos desafios que a humanidade necessariamente tem de enfrentar neste campo.

    O 7º Programa de Ação Ambiental (PAA), que orienta a política ambiental europeia até 2020, identifica as áreas prioritárias em que é necessário mais ação e identifica a Diretiva INSPIRE como um dos instrumentos deste programa que permitirá atingir essas metas. Como tal, a Conferência INSPIRE 2016 tem também como objetivo mostrar como a aplicação da Diretiva INSPIRE contribui para o quadro europeu da interoperabilidade e da economia digital da EU, em geral.

    Consulta pública interoperabilidade

    Constituindo as Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) uma nova e poderosa tecnologia em pleno desenvolvimento e, num contexto de grandes desafios e problemas ambientais, em simultâneo com a Conferência INSPIRE, realizam-se as VII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE 2016) permitindo, assim, conjugar no mesmo local a realização de dois importantes congressos sobre IDE.

    As JIIDE 2016, cujo lema é «As IDE: um ecossistema de recursos para um meio ambiente sustentável», decorrem durante quatro dias, de 27 a 30 de setembro, e incluem a realização workshops, apresentações e um espaço técnico com exposições de uma ampla variedade de empresas relacionadas com este campo de atividade.

    A data limite para o registo na conferência em condições mais favoráveis decorre até 1 de julho.

    Saiba mais sobre as JIIDE 2016.

    Saiba mais sobre a Conferência INSPIRE 2016.

    Ir para cima


    Abril de 2016


    Comissão Europeia abre consulta pública sobre interoperabilidade - 6 de abril 2016 a 29 junho 2016

    18-04-2016

    Consulta pública interoperabilidade

    A Comissão Europeia abriu uma consulta pública, de 6 de abril de 2016 a 29 de junho de 2016, para que todos os interessados, cidadãos, empresas e organizações privadas, administração pública, academia e outras entidades possam contribuir para a atualização de dois documentos-chave sobre a interoperabilidade e e-Government na Europa, Estratégia Europeia de Interoperabilidade e Estrutura Europeia de Interoperabilidade que constituem os anexos do documento da Comissão Europeia COM (2010) 774, intitulado Para a interoperabilidade dos serviços públicos europeus.

    A atualização destes dois documentos, aprovados em 2010, é necessária por se considerar adequado proceder ao seu alinhamento com o desenvolvimento tecnológico entretanto ocorrido, nomeadamente no que respeita à computação em nuvem, big data e dados abertos, entre outros, e para colocar mais foco na implementação da Estrutura Europeia de Interoperabilidade, em vez do simples alinhamento com as abordagens nacionais em matéria de interoperabilidade.

    Formação SNIG2020

    O objetivo da consulta é assegurar que existe uma visão coerente de interoperabilidade em toda a União Europeia.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    SNIG 2020 Workshops sobre Metadados e Criação de Serviços de Dados Geográficos…relato

    15-04-2016
    Formação SNIG2020

    No dia 13 de abril, realizaram-se, nas instalações da Direção Geral do Território, dois workshops relacionados com o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e com a implementação da Diretiva INSPIRE, sobre Metadados e Serviços de Dados Geográficos, evento que contou com cerca de 100 participantes provenientes da administração pública, da academia, de centros de investigação e do setor privado.

    O número de inscrições excedeu largamente as expectativas iniciais, não tendo sido possível aceitar todos os interessados em participar neste evento.

    Face ao sucedido e em virtude do grande interesse e atualidade dos temas em foco, essenciais para a promoção e cumprimento da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal, a DGT decidiu realizar mais duas sessões, nos próximos dias 4 e 19 de maio, de modo a contemplar os inscritos que não tiveram possibilidade de assistir à 1ª sessão dos Workshops.

    Aceda aos PDF das apresentações aqui.

    Ir para cima


    XV Conferência Mundial da GSDI...divulgação

    11-04-2016

    XV conferência GSDI

    A XV Conferência Mundial da GSDI realiza-se em Taiwan, de 29 de Novembro a 2 de dezembro de 2016, sob o tema Spacial Enablement in Smart Homeland.

    Os interessados na apresentação de comunicações podem enviar os resumos até ao próximo dia 1 de maio.

    Os autores terão a garantia dos direitos de autor do seu trabalho, mas serão obrigados a concordar com uma Licença Creative Commons (CC-BY versão 4), de modo a assegurar a maximização da disseminação e utilização dos trabalhos. Saiba mais sobre os temas e as condições para submissão de resumos aqui.

    Os artigos aceites serão publicados em formato digital.

    Será ainda feita uma seleção de artigos, de acordo com critérios que envolverão os temas e a qualidade destes, que serão publicados numa edição especial do International Jornal of Spatial Data Infrastructures Research ( IJSDIR), a sair em 2017.

    Para mais informações, consulte a página do evento.

    Ir para cima


    SNIG 2020 Workshops sobre Metadados e Criação de Serviços de Dados Geográficos…divulgação

    04-04-2016
    Formação SNIG2020

    No próximo dia 13 de abril realizam-se, nas instalações da Direção Geral do Território (*), dois workshops relacionados com o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e com a implementação da Diretiva INSPIRE

    O primeiro workshop incide em metadados de informação geográfica e o segundo na criação de serviços de dados geográficos. Consulte o programa aqui.

    Estas ações de formação enquadram-se na estratégia para a concretização e implementação do SNIG2020.

    O SNIG2020 é uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica, o Sistema Nacional de Informação Geográfica para 2020. O SNIG2020 foi construído por processos colaborativos e participativos e resultou de um amplo debate nacional sobre o que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo.

    O SNIG2020 foi aprovado pelo Conselho de Orientação do SNIG (CO SNIG), enquanto entidade responsável pela coordenação estratégica do SNIG, a 17 de dezembro de 2015.

    O texto do SNIG2020 e outros detalhes podem ser encontrados aqui.

    A participação nestas ações de formação não tem qualquer custo associado. No entanto, tendo em consideração que o número de participantes está limitado à capacidade da sala, a inscrição é obrigatória e deverá ser feita até ao próximo dia 11 de abril para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

    (*) Rua Artilharia Um, n.º 107, 1099-052 Lisboa

    Ir para cima


    Ano Internacional dos Mapas 2015-2016

    04-04-2016

    Ano Internacional dos Mapas

    O Ano Internacional dos Mapas, apoiado pelas Nações Unidas, celebra a existência dos mapas e o papel único que desempenham no mundo.

    Os objetivos desta iniciativa que se indicam abaixo abrangem diversas áreas, entre as quais a das infraestruturas de informação geográfica (IIG):

  • Executar mapas visíveis para os cidadãos e as crianças em idade escolar, num contexto global;
  • Demonstrar quais as possibilidades de utilização dos mapas e atlas na sociedade;
  • Mostrar como utilizar a tecnologia da informação na obtenção de informação geográfica e na produção de mapas;
  • Dar a conhecer diferentes tipos de mapas e de produção de mapas;
  • Mostrar o desenvolvimento técnico da produção de mapas e de atlas;
  • Evidenciar a necessidade do desenvolvimento sustentável das infraestruturas de informação geográfica;
  • Aumentar o recrutamento de alunos para cartografia e disciplinas afins.
  • No site existem vários recursos disponíveis:

  • O livro The World of Maps;
  • O download gratuito de mapas planetários feitos para crianças em Inglês e em Português;
  • O projecto FixWikiMaps com o objetivo de incentivar a melhorar mapas existentes na Wikipedia.
  • Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    Março de 2016


    Desenvolvimento de aplicações Open Data- Oportunidades para PME

    30-03-2016

    ODINE

    A Open Data Incubator for Europe (ODINE) tem um Programa que apoia as PME no desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras que utilizem dados abertos.

    O Programa tem a duração de 6 meses, durante o qual as empresas recebem financiamento, formação e aconselhamento, usufruindo ainda de visibilidade em eventos internacionais, publicitação e apresentação a investidores.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    STIG - Um novo método de avaliação de uma IDE

    29-03-2016

    STIG

    A avaliação da qualidade de uma IDE, o acompanhamento da sua evolução e as melhorias a efetuar são fatores de extrema importância. Têm sido desenvolvidos diversos estudos e atualmente existem vários métodos para avaliação de uma IDE, que no entanto não passaram de uma fase inicial e não satisfazem os requisitos necessários.

    O International Jornal of Spatial Data Infrastructures Research ( IJSDIR), apresentou um artigo que propõe uma abordagem inovadora sobre o tema. Consiste em traduzir, para o campo das IDE, os princípios dos testes de stress que são aplicados às infraestruturas financeiras e que determinam a sua força e fiabilidade.

    Esta metodologia, designada STIG (Stress Test for Infrastructure of Geographic Information), assume que as IDE e as infraestruturas financeiras têm componentes chave comparáveis e que os testes de stress, em causa, determinam a robustez do sistema face a alterações de vários fatores de risco.

    Os autores apresentam um novo modelo de IDE, em que os componentes essenciais são a rede de acesso à informação, as políticas e as normas, componentes que também são apresentados nas infraestruturas financeiras.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    DGT realiza Workshop sobre “Criação de Serviços de Dados Geográficos com Software Open Source”, na II Conferência Nacional de Geodecisão - 13 de maio 2016

    14-03-2016

    Workshop Serviços na II Conferência de Geodesisão

    A II Conferência Nacional de Geodecisão realiza-se nos próximos dias 12 e 13 de maio, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, e conta com a participação de decisores, técnicos e investigadores na área da informação geográfica.

    No âmbito desta Conferência, a DGT realiza, no próximo dia 13 de maio, um workshop sobre “CRIAÇÃO DE SERVIÇOS DE DADOS GEOGRÁFICOS COM SOFTWARE OPEN SOURCE: serviços INSPIRE de visualização WMS e de descarregamento WFS.

    Formador: Danilo Furtado (DGT)

    Programa:

    1. Abertura (Mário Caetano, Subdiretor-Geral do Território)

    2. Serviços de Dados Geográficos (SDG) INSPIRE

    3. Implementação de serviços INSPIRE em GeoServer (Introdução ao GeoServer; configuração de dados geográficos; serviços de visualização WMS e descarregamento WFS)

    4. Validação dos SDG

    5. Utilização e exploração dos SDG

    A II Conferência Nacional de Geodecisão proporcionará um momento de reflexão e de divulgação sobre o modo como a informação geográfica é utilizada para a tomada de decisão em diferentes áreas de atividade.

    Os temas em destaque neste evento são os Sistemas de Informação Geográfica, as bases de dados, a fotogrametria, a deteção remota, a estatística aplicada, o planeamento e ordenamento do território, a proteção civil, segurança e áreas afins.

    Saiba mais sobre a II Conferência Nacional de Geodecisão aqui.

    Ir para cima


    Fevereiro de 2016


    O valor da partilha de dados abertos: relatório elaborado pela CODATA para o GEO

    18-02-2016

    SNIG on the road

    No âmbito das atividades do Group on Earth Observations (GEO), a CODATA elaborou um relatório que apresenta diversas vantagens da partilha de dados abertos de observação da Terra.

    Pretende-se com este documento facilitar o processo de transição de políticas de dados restritas para políticas de dados mais abertas, para os dados governamentais.

    Este relatório foi apresentado no GEO-XII Plenário do Group on Earth Observations, tendo recebido um feedback positivo por parte dos países membros e Organizações participantes, os quais manifestaram vontade em contribuir com casos de estudo suplementares. Ficou decidido manter este relatório como um documento aberto ao qual a comunidade GEO fará atualizações periódicas.

    Um documento com interesse e aplicação não só na área dos dados de observação da Terra.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    Implementação da Diretiva INSPIRE na República Checa – Webinar

    16-02-2016
    Webinar INSPIRE República Checa

    No dia 11 de fevereiro, realizou-se um webinar, sobre a implementação da Diretiva INSPIRE na República Checa.

    Aceda aos slides e à gravação do webinar.

    Ir para cima


    Geodados - Plataforma de Dados Abertos Georreferenciados da Câmara Municipal de Lisboa

    15-02-2016
    Plataforma Geodados

    A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza dados abertos georreferenciados, relativos à cidade de Lisboa, na Plataforma Geodados, baseada em tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica da ESRI. Trata-se de um projeto pretende potenciar a utilização e a reutilização de informação produzida pelo município, com vista à sua divulgação e à criação de produtos e serviços que lhe acrescentam valor, acessíveis por diversos tipos de dispositivos informáticos.

    A Plataforma Geodados funciona como um grande catálogo de dados e permite encontrar dados geográficos e descarregá-los e/ou reutilizá-los em aplicativos digitais, de forma muito intuitiva. Permite visualizar gráficos com a informação dos layers e possui um visualizador webmap com possibilidade de configurar o mapa base, alterar as características de visualização de cada layer e consultar a respetiva descrição.

    A informação está organizada nas seguintes áreas temáticas: Alojamento, Ambiente, CML, Comprar, Cultura, Desporto, Educação, Inovação e Conhecimento, Lazer, Limites e Cartografia, Mobilidade, Património, PDM, Planeamento, Recenseamento Comercial, Saúde, Segurança e Socorro, Serviços, Serviços Estratégicos e Utilidades.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    O International Journal of Spatial Data Infrastructure Research abriu uma nova Secção sobre Conjuntos de Dados Geográficos

    12-02-2016
    Nova Seção IJSDIR

    O International Journal of Spatial Data Infrastructure Research (IJSDIR) abriu uma nova secção dedicada à publicação de pequenos artigos cujo objetivo consiste em promover o conhecimento mais aprofundado sobre conjuntos de dados geográficos.

    Pretende-se proporcionar aos utilizadores informações sobre metadados além das tipicamente habituais, aos produtores a possibilidade de terem as descrições dos seus dados revistas, além da divulgação de casos de uso.

    São esperados artigos que descrevam de forma concisa os conjuntos de dados geográficos, dando especial destaque às suas características chave, suas aplicações e potenciais áreas para reutilização.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    Seminário Web: Ler, Transformar, Escrever (FME Desktop)

    08-02-2016
    Seminários Web Con Terra

    No próximo dia 18 de fevereiro realiza-se um seminário web (webinar) sobre o FME Desktop, no qual serão abordadas várias formas de transformar datos espaciais, nomeadamente mudanças de formato, esquemas, atributos, geometrias e sistemas de coordenadas.

    O webinar é direcionado quer a quem ainda não conhece o FME Desktop e pretende ficar com uma ideia das suas capacidades, quer aos utilizadores de FME que pretendem conhecer novas funcionalidades e receber conselhos úteis. Inscreva-se aqui.

    Saiba mais sobre este e os próximos seminários e visualize no YouTube as gravações dos seminários já realizados.

    Ir para cima


    Implementação da Diretiva INSPIRE na República Checa – Webinar

    01-02-2016

    No próximo dia 11 de fevereiro, realiza-se um webinar, promovido pela Comissão Europeia, sobre a implementação da Diretiva INSPIRE na República Checa. A coordenação nacional, os desafios para a implementação, histórias de sucesso e oportunidades serão os principais aspetos em foco.

    Os próximos webinars serão realizados nas datas seguintes:

  • 10 de março de 2016 (Dinamarca & Eslováquia)
  • 28 de abril (Bélgica & Estónia)
  • Saiba mais detalhes sobre este, acerca dos próximos webinars e aceda às apresentações dos webinars já realizados.

    Saiba mais sobre as configurações necessárias para assistir ao webinar.

    Ir para cima


    Janeiro de 2016


    Thematic Clusters INSPIRE - Webinar

    26-01-2016
    Webinar Thematic Clusters

    Os facilitadores dos Thematic Clusters “Altitude, Ortoimagens, Sistemas de Referência e Quadrículas Geográficas” e “Topografia e Cadastro” organizaram um webinar durante o qual foi explicado qual o objetivo dos clusters, a forma como o trabalho é organizado e como as Agências Nacionais de Cartografia e Cadastro podem contribuir para as atividades a desenvolver nos clusters.

    Recentemente a DGT procedeu ao lançamento dos novos Grupos de Trabalho Temáticos INSPIRE, reorganizados em função dos Thematic Clusters, promovendo desta forma o debate e a partilha de ideias para a promoção e sucesso da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

    Os slides apresentados e a gravação do webinar, cuja consulta se recomenda a todos os envolvidos nos Grupos de Trabalho Temáticos INSPIRE e aos interessados nesta temática, encontram-se disponíveis aqui:

  • Thematic Cluster “Altitude, Ortoimagens, Sistemas de Referência e Quadrículas Geográficas”;
  • Thematic Cluster “Topografia e Cadastro”;
  • Thematic Clusters INSPIRE;
  • Webinar (youtube).
  • Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    Jornadas de Engenharia Hidrográfica 2016… divulgação

    20-01-2016
    Jornadas de Engenharia Hidrográfica 2016

    O Instituto Hidrográfico, órgão da Marinha e Laboratório do Estado vocacionado para as ciências e as técnicas do Mar, anunciou a realização das 4.as Jornadas de Engenharia Hidrográfica. Estas Jornadas ocorrerão de 21 a 23 de junho, na semana do Dia Mundial da Hidrografia, no Instituto Hidrográfico, em Lisboa.

    Com a prossecução desta iniciativa pretende-se proporcionar um espaço aberto à comunidade científica nacional para discutir temáticas relacionadas com a engenharia hidrográfica e em áreas que com ela interagem.

    Os interessados na apresentação de comunicações devem preencher, até 4 de março de 2016, o formulário com o resumo de proposta de comunicação, disponível na página das Jornadas

    Consulte o “Anúncio e Convite à Apresentação de Comunicações”.

    A aceitação das comunicações carece da apresentação do respetivo resumo alargado até 6 de maio de 2016.

    O boletim das 4.as Jornadas de Engenharia Hidrográfica será divulgado a partir de 29 de março de 2016.

    Ir para cima


    Conferência INSPIRE 2016... divulgação

    07-01-2016
    INSPIRE Conference 2016

    A próxima conferência INSPIRE vai decorrer em Barcelona de 26 a 30 de setembro de 2016.

    Nas últimas décadas a União Europeia pôs em prática uma ampla gama de legislação ambiental com o objetivo de proteger, preservar e melhorar o ambiente na Europa para as gerações presentes e futuras. No entanto, muitos desafios ainda persistem e devem ser abordados em conjunto e de uma forma estruturada.

    O 7º Programa de Acção Ambiental (PAA), que orienta a política ambiental europeia até 2020, identifica as áreas prioritárias em que é necessário mais ação e identifica a Diretiva INSPIRE como um dos instrumentos deste programa que permitirá atingir essas metas.

    A Diretiva INSPIRE debruça-se sobre a partilha eficiente de dados espaciais digitais relacionados com o meio ambiente entre as autoridades públicas e em todos os níveis de governo, através das fronteiras e com o público em geral. Este desígnio exige uma coordenação eficaz entre todas as autoridades envolvidas e um elevado grau de interoperabilidade técnica e legal, que também é prosseguido no contexto do mercado único digital da UE.

    Como tal, a Conferência INSPIRE 2016 tem também como objetivo mostrar como a aplicação da Directiva INSPIRE contribui para o quadro europeu da interoperabilidade e da economia digital da UE em geral.

    Esta conferência envolve a realização de sessões plenárias em que serão abordadas questões de política comum, e sessões paralelas com especial atenção para aplicações relacionadas com a Diretiva INSPIRE - desafios e soluções de interoperabilidade, questões de investigação, tecnologias novas e aplicações.

    O período para submissão de resumos de artigos e de propostas de workshops decorre de 15 de janeiro a 16 de maio.

    A data limite para o registo na conferência em condições mais favoráveis decorre até 1 de julho.

    Para mais informação sobre este evento consultar Conferência INSPIRE 2016.

    Ir para cima


    Dezembro de 2015


    SNIG2020: uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica para 2020... divulgação

    30-12-2015

    Passados 25 anos da criação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e quase 10 anos depois da publicação da Diretiva INSPIRE, a DGT fez uma avaliação do SNIG atual e da utilização que a comunidade faz desta infraestrutura (i.e., Diagnóstico SNIG 2015), e coordenou um processo colaborativo para a definição do que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo (i.e. SNIG2020).

    O SNIG2020 é uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica, o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), para 2020. O SNIG2020 foi construído por processos colaborativos e participativos e resultou de um amplo debate nacional sobre o que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo.

    Mapa participantes

    O SNIG2020 foi elaborado pelos facilitadores de um blue sky thinking estruturado. Este evento contou com cerca de 50 convidados provenientes da Administração Pública, da academia, de centros de investigação e do sector privado, que foram selecionados com base nos contributos prestados na consulta pública ao SNIG realizada pela DGT em Março de 2015, na experiência profissional em infraestruturas de informação geográfica e na vontade de inovar. O documento elaborado pelos facilitadores foi depois submetido a consulta pública e a versão final foi aprovada pelo Conselho de Orientação do SNIG (CO-SNIG), enquanto entidade responsável pela coordenação estratégica do SNIG, a 17 de dezembro de 2015.

    O processo de construção do SNIG2020, desde a caraterização da situação atual do SNIG e da organização da sessão do blue sky thinking até à produção da versão final do texto da visão, foi coordenado pela DGT, enquanto organismo responsável pela coordenação operacional do SNIG, em colaboração com o EUROGROUP Consulting Portugal e com o CO-SNIG.

    A concretização e a implementação do SNIG2020 requer o desenvolvimento de um conjunto de atividades de caráter político, institucional, administrativo e técnico, por parte de todas as entidades envolvidas na coordenação, na manutenção e na exploração da infraestrutura nacional de informação geográfica (SNIG). Estas atividades constituem o Plano de Ação SNIG2020 (PA-SNIG2020) e serão definidas tendo em consideração um conjunto de princípios orientadores, de modo a materializar os objetivos estabelecidos no texto do SNIG2020. Estes princípios orientadores já foram definidos e encontram-se em processo de aprovação formal pelo CO-SNIG.

    A definição do PA-SNIG2020 terá como base não só a visão coletiva para o SNIG para 2020 (i.e. SNIG2020), mas também a situação atual no que respeita ao desenvolvimento e utilização do SNIG e à implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

    Para caraterizar a situação atual e permitir a elaboração do PA-SNIG2020, a DGT lançou, no inicio de 2015, a atividade "Diagnóstico 2015" cujo relatório final é agora disponibilizado. Os resultados do Diagnóstico 2015 foram apresentados no inicio da sessão de blue sky thinking do SNIG2020, no workshop "Rumo ao SNIG2020 e Mentes Criativas", realizado no âmbito da Conferência World Spatial Forum INSPIRE Conference 2015, e nas workshops realizadas nas cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) no âmbito da iniciativa da DGT, SNIG on the road.

    Mapa participantes

    Todos os detalhes dos estudos realizados no âmbito do Diagnóstico 2015 são disponibilizados nos seguintes documentos:

  • Análise dos indicadores de monitorização da implementação da Diretiva INSPIRE que Portugal de 2009 a 2014;
  • Consulta pública sobre a pesquisa, acesso e utilização de informação geográfica em Portugal e sobre a implementação da Diretiva INSPIRE e o desenvolvimento do SNIG;
  • Análise SWOT realizada pelas entidades que integram a Rede de Pontos Focais INSPIRE Core, i.e. conjunto de entidades com responsabilidades na produção da informação geográfica que integra os anexos da Diretiva INSPIRE.
  • A DGT agradece a todos os que participaram nas atividades relacionadas com o Diagnóstico 2015 e com o SNIG2020. O seu envolvimento foi essencial para a construção de uma visão coletiva para o SNIG para 2020 e para a caracterização da situação atual do desenvolvimento e de utilização do SNIG.

    A pedido do Senhor Subdiretor-Geral do Território, Professor Mário Caetano, terminamos esta notícia com uma citação de Tim-Berners Lee: "O futuro não é aquilo em que acreditamos, é o trabalho que fazemos para que as coisas aconteçam."

    Ir para cima


    Workshop Harmonização de dados geográficos no contexto da Diretiva INSPIRE... relato

    22-12-2015

    No dia 17 de dezembro realizou-se, na DGT, um workshop para promoção e partilha de conhecimentos sobre o processo de harmonização de dados geográficos no contexto da Diretiva INSPIRE, existente nas entidades RPF CORE.

    O workshop contou com 94 participantes, na sua maioria técnicos, designadamente da Administração Central, Regional e Local, e de empresas, com atividade nestas matérias

    A elevada adesão de participantes neste Workshop é reveladora do grande interesse e atualidade do tema em foco. A harmonização de dados geográficos constitui um dos aspetos mais críticos da implementação da Diretiva INSPIRE, requerendo um esforço significativo por parte das instituições produtoras de dados geográficos dos diferentes Estados-Membros.

    O programa do workshop encontra-se disponível aqui.

    As apresentações realizadas são disponibilizadas aqui:

  • A Harmonização de dados geográficos no âmbito da Diretiva INSPIRE (Danilo Furtado, DGT).
  • O modelo de dados da Região Autónoma dos Açores (Adaptação do CLC Açores) (Marlene Antunes, RAA).
  • Harmonização de dados: Cartografia Geológica (Aurete Pereira, LNEG).
  • As redes de transporte e a Diretiva INSPIRE – Caso de estudo para a componente rodoviária (André Serronha, DGT).
  • Harmonização de dados geográficos: o exemplo da COS (Teresa Zuna, DGT).
  • Harmonização de informação geográfica na APA (Joaquim Pinto da Costa, APA).
  • Validação da harmonização de dados geográficos : O projecto Eagle (Alexandra Fonseca e Danilo Furtado, DGT).
  • Ir para cima


    Workshop Harmonização de dados geográficos no contexto da Diretiva INSPIRE... divulgação

    16-12-2015

    Realiza-se no dia 17 de dezembro, das 09:00 às 12:00, nas instalações da DGT, um workshop sobre harmonização de dados geográficos no contexto da Diretiva INSPIRE.

    Como é do conhecimento geral, os Estados-Membros (EM) da União Europeia são obrigados a gerirem e a disponibilizarem os dados e os serviços de informação geográfica de acordo com as especificações técnicas de interoperabilidade de dados e serviços estabelecidas no âmbito da Diretiva INSPIRE e a seguirem os princípios de acesso e partilha de dados e metadados nela definidos.

    Os problemas relacionados com a disponibilidade, qualidade, organização, acessibilidade e partilha de informação geográfica são comuns a diversas áreas temáticas e sentidos aos vários níveis pelas instituições públicas. A necessidade de harmonização de dados geográficos surge neste contexto como um dos maiores desafios da implementação da Diretiva INSPIRE nos EM.

    O workshop contará com a presença de oradores que desenvolveram trabalho na área da harmonização de dados geográficos e tem como objectivo promover o conhecimento e a partilha de experiências que as entidades da RPF INSPIRE CORE possuem sobre o processo de harmonização de conjuntos de dados geográficos (CDG) no contexto da Diretiva INSPIRE.

    Aceda ao programa.

    Ir para cima


    Consulta pública SNIG 2020... divulgação

    10-12-2015

    A DGT abre uma consulta pública sobre a visão para 2020 da infraestrutura nacional de informação geográfica, o Sistema Nacional de Informação Geográfica, que tem sido designada por Visão SNIG 2020.

    A Visão SNIG 2020 foi elaborada pelos facilitadores da sessão de blue sky thinking estruturado que decorreu na Direção-Geral do Território a 9 de dezembro de 2015, com organização da DGT em colaboração com o EUROGROUP Consulting Portugal.

    Este evento contou com cerca de 50 convidados com experiência na produção e/ou exploração de informação geográfica e/ou infraestruturas de informação geográfica, provenientes de diversos sectores, nomeadamente Administração Pública, academia, centros de investigação e sector privado.

    A consulta pública encontra-se aberta até às 18 horas do próximo dia 15 de dezembro. Qualquer comentário ou sugestão deve ser enviado para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

    Texto consulta pública (formato PDF)

    Ir para cima


    SNIG on the road... relato

    10-12-2015
    SNIG On The Road

    As ações de formação realizadas pela DGT e pelas cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) no âmbito da iniciativa SNIG on the road contaram com 412 participantes.

    Mapa participantes

    A elevada adesão dos técnicos e dirigentes das CCDRS, das Comunidades Intermunicipais (CIM) e das Autarquias mostra bem o sucesso de uma iniciativa que teve como objetivo a aproximação da DGT à Administração Pública regional e local no âmbito do desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e da implementação da Diretiva INSPIRE.

    Os programas das ações de formação estão disponíveis aqui.

    As apresentações realizadas são disponibilizadas aqui:

  • Diretiva INSPIRE- estado da implementação e desenvolvimentos futuros (Mário Caetano, DGT).
  • Metadados INSPIRE (Henrique Silva e André Serronha, DGT).
  • Serviços de Dados Geográficos INSPIRE (Danilo Furtado, DGT).

  • No final de cada ação de formação os participantes foram convidados a escrever numa página A4 o maior obstáculo no acesso e na exploração de informação geográfica e a apresentar uma proposta para o contornar. Os contributos estão sumarizados nas tabelas seguintes e foram tidos em conta na preparação da Visão SNIG 2020 e serão considerados na preparação do Plano de Ação SNIG 2020.

    Mapa participantes

    "SNIG on the road"na CCDR LVT:

    Snig on the road Snig on the road Snig on the road Snig on the road Snig on the road Snig on the road

    "SNIG on the road" na CCDR do Algarve:

    Snig on the road Snig on the road Snig on the road

    "SNIG on the road" na CCDR do Norte:

    Snig on the road Snig on the road Snig on the road

    "SNIG on the road" na CCDR do Centro:

    SNIG on the road

    "SNIG on the road" na CCDR do Alentejo:

    Snig on the road Snig on the road

    Ir para cima


    Novembro de 2015


    Descobrindo o Mundo através do GIS - GISday | 18 de novembro

    19-11-2015

    No dia 18 de novembro a Câmara Municipal realizou o evento GISDAY. O GIS day ou Dia dos Sistemas de Informação Geográfica é um evento inserido na Geography Awareness Week que a National Geographic Society (EUA) promove, desde 1987, com o objetivo de divulgar os Sistemas de Informação Geográfica junto das escolas, comunidade científica e empresarial, entre outras. Aceda aos seminários on-line e aos slides das apresentações.

    Ir para cima


    SNIG on the road... divulgação

    10-11-2015
    SNIG On The Road

    Durante o mês de novembro a DGT fará uma digressão por todas as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), nas quais realizará ações de formação de introdução à implementação da Diretiva INSPIRE dando especial destaque aos conceitos genéricos de infraestruturas de informação geográfica, à produção de metadados de informação geográfica e à utilização e criação de serviços de dados geográficos.

    Esta digressão foi pensada para construção de capacidades na administração regional e local e tem como grandes objetivos promover e dinamizar a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal e contribuir para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG). Integra o Plano de Atividades da DGT para 2015 e está alinhada com a nova dinâmica que a direção da DGT atribui à implementação da Diretiva INSPIRE e ao desenvolvimento do SNIG.

    Estas ações de formação têm como destinatários os dirigentes e técnicos das CCDR e das Autarquias e Comunidades Intermunicipais (CIM) da área de competência de cada CCDR, com responsabilidades na produção e utilização de informação geográfica. Incluiu também a apresentação dos resultados da atividade “Diagnóstico 2015” sobre a implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal com o objetivo de recolher contributos para a visão e plano de ação SNIG 2020.

    O calendário das ações a realizar nas CCDR é o seguinte:

  • Dia 13 de novembro - CCDR LVT. Aceda ao programa e saiba mais aqui.
  • Dia 18 de novembro - CCDR do Algarve. Aceda ao programa e saiba mais aqui.
  • Dia 26 de novembro - CCDR do Norte. Aceda ao programa e saiba mais aqui.
  • Dia 27 de novembro - CCDR do Centro. Aceda ao programa e saiba mais aqui.
  • Dia 30 de novembro - CCDR do Alentejo. Aceda ao programa e saiba mais aqui.
  • Ir para cima


    Participação da DGT nas VI Jornadas Ibéricas de Infraestructuras de Datos Espaciales

    10-11-2015
    JIIDE2015

    As VI Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais - JIIDE 2015, realizaram-se de 4 a 6 de novembro, na cidade de Sevilha, e incluíram a realização workshops, apresentações e um espaço técnico com exposições de uma ampla variedade de empresas relacionadas com este campo de atividade.

    Num cenário de evolução tecnológica vertiginosa, as Infraestruturas de Dados Espaciais, impulsionadas estrategicamente na Europa pela Diretiva INSPIRE, têm evoluído e crescido em todos os seus âmbitos de atuação. Neste momento encontramo-nos a meio do ciclo de implementação desta Diretiva, compreendido entre 2010 e 2020, sendo o momento oportuno para analisar o todo o trabalho realizado e planear o futuro e os novos reptos aos quais há que dar resposta.

    Neste sentido, as VI Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais constituíram um cenário perfeito para partilha de ideias quer como assistentes, contribuindo para um diálogo alargado e profícuo, quer como oradores, através de comunicações, nas quais se transmitiram conhecimentos e experiências.

    A Direção-Geral do Território esteve representada neste importante evento através da apresentação de uma comunicação sobre o "Estado e evolução da IDE de Portugal |SNIG" (Paulo Patrício, DGT; Henrique Silva, DGT; Danilo Furtado, DGT; Vanda Bica, DGT; Manuela Vasconcelos, DGT; Ana Luísa Gomes, DGT; Alexandra Fonseca, DGT; Mário Caetano, DGT) e de uma entrevista, concedida pelo Diretor dos Serviços de Geodesia, Cartografia e Informação Geográfica da DGT, Paulo Patrício.

    Aceda aqui às restantes apresentações.

    Ir para cima


    Participação da DGT no na VIII Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia

    02-11-2015
    VIII CNCG

    A VIII Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia (VIII CNCG) realizou-se de 29 a 30 de outubro na Academia Militar - Aquartelamento da Amadora. Este evento incidiu sobre o tema "Informação Geoespacial para as Gerações Futuras - oportunidades e desafios". A DGT esteve presente e, no âmbito do SNIG e da iniciativa iGEO, fez a apresentação Acesso à informação geográfica através do Sistema Nacional de Informação Geográfica e da iniciativa iGEO (Paulo Patrício, DGT; Henrique Silva, DGT; Danilo Furtado, DGT; Vanda Bica, DGT; Manuela Vasconcelos, DGT; Ana Luísa Gomes, DGT; Alexandra Fonseca, DGT; Mário Caetano, DGT).

    Ir para cima


    Outubro de 2015


    GEOCOMPETITIVO 2015

    26-10-2015

    A APDSI está a organizar um Workshop em Lisboa, para o dia 18 de novembro, designado Geocompetitivo 2015 integralmente dedicado à partilha de infraestruturas de informação geográfica nas utilities em Portugal.

    Saiba mais aqui.

    Ir para cima


    Participação da DGT no 13.º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal

    12-10-2015

    Realizou-se, de 7 a 8 de outubro, o 13.º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal, em Lisboa. A DGT foi convidada a participar, tendo feito a apresentação O GeoPortal do Sistema Nacional de Informação Geográfica e a aplicação Conterra (Paulo Patrício, DGT; Danilo Furtado, DGT).

    Ir para cima


    GSDI Regional Newsletter

    05-10-2015

    Encontra-se disponível para download a GSDI Regional Newsletter de outubro de 2015. Esta newsletter é gratuita e divulga notícias internacionais acerca dos últimos desenvolvimentos no mundo da geomática, abrangendo desde aspetos da implementação de infraestruturas de dados espaciais (IDE), gestão e visualização de dados espaciais, política de dados abertos e modelos de negócio até aplicações para deteção remota e SIG. Descarregue aqui os números anteriores.

    Ir para cima


    Setembro de 2015


    DGT realiza o Workshop "Serviço de Dados Geográficos INSPIRE" no SASIG 2015

    25-09-2015

    Realizou-se, de 23 a 25 de setembro, a 6.ª edição do SAGIG - Conferência Nacional de software aberto para Sistemas de Informação Geográfica, organizada pelo Capítulo Português da OSGeo (Open Source Geospatial Foundation), em colaboração com o ISCTE-IUL.

    A DGT foi convidada a participar, tendo sido realizado o workshop "Serviços de dados geográficos INSPIRE (GEOSERVER)" e apresentado o ponto de situação e as perspectivas futuras da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal (Danilo Furtado, DGT).

    WS Serviços WS Serviços

    A realização deste workshop insere-se na forte aposta da DGT na formação de técnicos e apoio à criação de serviços. A Diretiva INSPIRE obriga a que os conjuntos de dados geográficos (CDG) sejam disponibilizados através de serviços de rede interoperáveis e com metadados conformes. Atualmente, apenas cerca de 3% dos CDG possuem serviços e de visualização e descarregamento estando, nesta área, os indicadores de monitorização referentes a Portugal muito aquém do requerido.

    Pretende-se assim promover e dinamizar a criação de serviços, melhorando um dos aspetos mais críticos na implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

    As restantes apresentações e a reportagem fotográfica do evento também se encontram disponíveis.

    Ir para cima


    O que é o OGC?-vídeo

    22-09-2015
    OGC

    O OGC (Open Geospatial Consortium) é uma organização internacional, sem fins lucrativos, constituída por mais de 500 empresas, agências governamentais e universidades que têm o intuito de promover o desenvolvimento e a implementação de normas internacionais que facilitem a interoperabilidade geoespacial. Algumas das normas definidas pelo OGC são WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service), GML (Geography Markup Language) e KML (Keyhole Markup Language) que ao serem implementadas em produtos geoespaciais, quer estes sejam de código aberto quer sejam comerciais, garantem desde logo uma base interoperável, sendo que a informação geográfica é consequentemente mais disseminada e mais útil. Aceda ao aqui a um elucidativo vídeo sobre esta organização.

    Ir para cima


    Tutoriais e webinars de ajuda à implementação da Diretiva INSPIRE-vídeos

    21-09-2015
    OGC

    No âmbito do projecto GeoSmartCity, a Epsilon Italia realizou e disponibilizou 2 webinar e 2 tutoriais que mostram como implementar aspetos específicos do INSPIRE, com recurso ao HALE. Os vídeos disponíveis são: How to manage object referencing according to INSPIRE GNM - A Transport Network example using HALE; How to manage Code lists according to INSPIRE - An encoding example using HALE; Webinar on Data transformation with HALE - GeoSmartCity Underground scenario; Webinar on data transformation with HALE - GeoSmartCity green energy scenario. Aceda aqui aos vídeos.

    Ir para cima


    Agosto de 2015


    Eurogeographics assina contrato para fornecimento de informação geoespacial ao EUROSTAT

    27-08-2015
    Eurogeographics

    O Eurogeographics assinou um contrato para fornecimento de informação geoespacial, pan-Europeia, ao EUROSTAT. Este acordo, que já prevalece há quatro anos, permite aos elementos da Comissão Europeia o acesso a dados geoespaciais das Agências Nacionais de Cartografia, Cadastro e de Registo da Propriedade, através do seu Serviço de Informação Geográfica GISCO. Os dados incluem as unidades administrativas e regiões estatísticas, bem como informação topográfica à escala 1: 250 000. O GISCO consiste num serviço do Eurostat, o qual produz mapas, efetua análise espacial, promove a georreferenciação dos dados estatísticos e garante apoio aos utilizadores de SIG, da Comissão Europeia. É um dos lideres da iniciativa INSPIRE, apoiando a implementação da Diretiva para o estabelecimento da Infraestrutura Europeia de Informação Geográfica.

    Ir para cima


    Plataforma colaborativa INSPIRE Thematic Clusters

    20-08-2015
    Plataforma

    A plataforma colaborativa INSPIRE Thematic Clusters já possui mais de 500 membros registados. Lançada em dezembro de 2014, a plataforma promove a ligação das comunidades de implementadores e utilizadores INSPIRE, serve de ponto de entrada para a comunidade INSPIRE partilhar experiências e as melhores práticas, levantar questões e resolver problemas no âmbito dos seus domínios temáticos. Aceda aqui à plataforma.

    Ir para cima


    Evaluation et harmonisation INSPIRE des Données - Webinar

    17-08-2015
    Webinar

    O Conseil Nacional de L´Information Geographique (CNIG) organizou um webinar sobre avaliação e harmonização de dados no âmbito do INSPIRE. É também efetuado um balanço da aplicação da Diretiva INSPIRE em França e são destacadas as soluções implementadas pelo CNIG, nomeadamente na área do urbanismo. Aceda aqui às apresentações, ao vídeo do webinar e às respostas dadas às perguntas elaboradas.


    Ir para cima


    Julho de 2015


    Introdução ao INSPIRE - Vídeo

    28-07-2015
    Inspire Vídeo

    No decurso da 9.ª Conferência INSPIRE-GWF foi apresentado um vídeo ilustrativo das necessidades, objetivos e vantagens da criação da Infraestrutura de Informação Geográfica na Comunidade Europeia (INSPIRE). Mais informação aqui.

    Ir para cima


    INSPIRE Dashboard - Indicadores de Monitorização

    16-07-2015
    dashboard

    Os indicadores da Monitorização 2015 referentes ao ano 2014, apresentados pelos Estados-Membros, já se encontram disponíveis para consulta. O dashboard possui os dados oficiais desde 2011, referentes à monitorização, possibilita a visualização da informação oficial por intermédio de gráficos e mapas e o cálculo das variáveis e indicadores de monitorização dos metadados recolhidos por harvesting, a partir dos geoportais nacionais. Possibilita, ainda, a geração automática do ficheiro XML de monitorização INSPIRE (em fase de testes).

    Ir para cima


    INSPIRE Interative data specification Toolkit v1.1

    15-07-2015
    Toolkit v1.1

    Foi publicada no Geoportal INSPIRE EU uma versão otimizada do INSPIRE Interative data specification Toolkit. Esta ferramenta web que tem como objectivo apoiar e facilitar a implementação das especificações de dados INSPIRE possui duas aplicações. A primeira, "Data Specifications", facilita a leitura de documentos técnicos INSPIRE e permite proceder à seleção e comparação por capítulos. A segunda aplicação, "Find Your Scope" facilita a identificação de temas e de tipos de objetos espaciais relevantes para cada conjunto de dados, revelando-se especialmente útil no caso dos conjuntos de dados espaciais estarem relacionados com mais do que um tema ou esquema INSPIRE.


    Report 2015 - 9.ª Conferência INSPIRE-GWF

    14-07-2015
    Relatório 2015

    Encontra-se disponível o relatório detalhado da 9.ª Conferência INSPIRE-GWF, Report 2015, que decorreu de 25 a 29 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa. O relatório inclui dados estatísticos do perfil dos participantes e uma síntese das discussões chave, sessões temáticas e workshops ocorridos ao longo dos cinco dias de conferência.

    Ir para cima


    Junho de 2015


    9.ª Conferência INSPIRE-GWF

    01-06-2015
    logótipo Conferencia INSPIRE-GWF

    Realizou-se, de 25 a 29 de maio, a 9.ª Conferência INSPIRE-GWF, em Lisboa no Centro de Congressos da FIL (Junqueira), subordinada ao tema "Convergence, Policies Practices and People within public and private partnership". A DGT participou e colaborou na organização desta conferência, a qual contou com cerca de 1700 participantes provenientes de mais de 100 países.

    No decurso da 9.ª Conferência INSPIRE-GWF a DGT organizou três workshops sobre infraestruturas de informação geográfica. Estes workshops já foram concebidos e realizados no âmbito do novo dinamismo que a DGT pretende incutir ao desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG). Esta nova visão, designada por SNIG 2020, preconiza o desenvolvimento de uma infraestrutura nacional de informação geográfica colaborativa e participada. Pretende-se um SNIG que dê cumprimento ao DL180/2009, que dê respostas às exigências e boas práticas da diretiva INSPIRE, que vá de encontro às expetativas da Administração Pública, empresas e cidadãos. Esta infraestrutura deverá estar articulada com as restantes infraestruturas temáticas, regionais e locais, e ter, para além de metadados, conjuntos e serviços de dados geográficos com uma política de partilha que facilite o seu acesso.

    Ir para cima


    Junho de 2013


    Realizou-se, de 23 a 27 de junho, a Conferência INSPIRE 2013, em Florença (Itália).

    Ir para cima


    Setembro de 2012


    Logótipo Jornadas SIPA 2012

    Realizaram-se no dia 28 de setembro, às 11 horas, no Centro de Exposições de Odivelas, as Jornadas SIPA 2012, um evento de divulgação dos projetos e ações de estudo e inventariação de património construído, levados a cabo por diversos parceiros SIPA. Este ano as Jornadas integram-se nas Jornadas Europeias de Património, alusivas ao tema "O Futuro da Memória".
    O IGP foi convidado a estar presente com a comunicação:

    Ir para cima


    Junho de 2012


    logótipo Conferência INSPIRE 2012

    Realizou-se em Istambul, Turquia, de 23 a 27 de Junho, a Conferência INSPIRE 2012, dedicada ao tema "Partilhar a informação ambiental, partilhar a inovação". O IGP esteve presente com algumas apresentações:

    Ir para cima


    Maio de 2012


    Ocorreram em Tomar, dias 28 e 29 de maio 2012, as 7ª Jornadas de Gestão do Território e 2ª Jornadas Técnicas de Sistemas de Informação Geográfica, dedicadas ao tema "Gestão Integrada de Territórios Intermunicipais. O papel dos Sistemas de Informação Geográfica". A Equipa SNIG-INSPIRE esteve presente com a comunicação:

    O IGP, Ponto de Contacto Nacional INSPIRE, submeteu a 11 de Maio de 2012 à Comissão Europeia, os resultados da terceira monitorização da implementação da Directiva INSPIRE em Portugal. Esta monitorização reporta-se ao ano de 2011 e encontra-se disponível nos seguintes documentos:

    Mais informação aqui.

    Ir para cima


    Janeiro de 2012


    O catálogo de metadados do INSPIRE-PT foi registado na infraestrutura europeia do INSPIRE com os metadados dos conjuntos de dados e serviços geográficos monitorizados em 2011. Este serviço de catálogo baseia-se em Deegree 3.1.1 CSW que implementa a especificação do INSPIRE para os serviços de pesquisa.

    Já foi publicado, no Fórum INSPIRE, o Guia de apoio para a configuração e publicação de Serviços de Visualização INSPIRE-PT que visa apoiar a implementação e publicação de Serviços de Visualização INSPIRE em Portugal, segundo as regras de implementação do Open GeoSpatial Consortium e a Techinical Guidance INSPIRE versão 3.0 para os serviços de visualização.

    Ir para cima


    Novembro de 2011


    logótipo JIIDE2011

    Realizou-se em Barcelona, de 2 a 4 de Novembro a segunda edição das Jornadas Ibéricas de Infra-estruturas de Dados Espaciais (JIIDE 2011), dedicadas ao tema "A interoperabilidade inter-administrativa no âmbito da Directiva Inspire". A Equipa SNIG-INSPIRE esteve presente com as seguintes comunicações:

    Ir para cima


    Outubro de 2011


    Foi constituído na Região Autónoma da Madeira um Grupo Técnico de Trabalho para implementar a Directiva INSPIRE na Madeira (GTT INSPIRE-Madeira). Este grupo, que integra as autoridades públicas regionais que são formalmente responsáveis pela produção dos conjuntos e serviços de dados geográficos regionais enquadrados nos temas enumerados nos Anexos da Directiva, teve a sua primeira reunião a 26 de Setembro, na Secretaria Regional do Equipamento Social, na Madeira. Ver pdf da apresentação efectuada.

    logótipo EUROGI/eSDI-Net

    O projecto IRIG Madeira - Infra-estrutura Regional de Informação Geográfica da Madeira, recebeu a 12 de Outubro de 2011 o prémio “EUROGI/eSDI-Net sub-national SDIs Best Practices Awards 2011: SDI Self-Assessment Framework”.
    Promovido pela rede europeia eSDI-Net+, este galardão pretende reconhecer as Melhores Práticas Europeias no campo das Infra-estruturas de Dados Espaciais (IDE), tendo o projecto IRIG Madeira sido distinguido com o primeiro lugar contra mais de 150 candidaturas apresentadas por cerca de 50 países europeus. Para mais informações veja aqui.

    Ir para cima


    Agosto de 2011


    Foi criada em Agosto de 2011 no Fórum inspire uma plataforma colaborativa para apoio ao trabalho a desenvolver pelos Grupos de Trabalho (GT) Transversal e Temáticos. Esta plataforma é de acesso restrito às entidades que fazem parte daqueles GT.

    Estes grupos foram constituídos a 29 de Outubro, na 3ª reunião do CO-SNIG e visam apoiar as autoridades públicas nacionais na implementação da Directiva INSPIRE em Portugal. Mais informações sobre os GT Temáticos e Transversal aqui.

    Ir para cima


    Maio de 2011


    O IGP, Ponto de Contacto Nacional INSPIRE, enviou no passado dia 12 de Maio à Comissão Europeia, os resultados da segunda monitorização da implementação da Directiva INSPIRE em Portugal. Esta monitorização reporta-se ao ano de 2010 e encontra-se disponível nos seguintes documentos:

    Ir para cima


    Abril de 2011


    logótipo do projecto NatureSDIplus

    Realizou-se de Maio a Julho de 2011 uma acção de formação e-learning no âmbito do projecto Europeu NatureSDIplus que incluiu alguns dos módulos de formação desenvolvidos. Os formandos envolvidos nesta actividade tiveram durante dois meses a oportunidade de explorar os referidos módulos disponíveis na plataforma de e-learning do NatureSDIplus.

    Ir para cima


    Março de 2011


    Ocorreu no dia 10 de Março de 2011, às 10 horas, nas instalações do IGP, uma reunião de esclarecimento das Instituições que entraram pela primeira vez no processo de monitorização da Directiva. Ver agenda da reunião.

    Ir para cima


    Dezembro de 2010


    O prazo para publicação dos metadados relativos aos Conjuntos e Serviços de Dados Geográficos (CSDG) associados aos temas dos Anexos I e II da Directiva INSPIRE terminou a 3 de Dezembro de 2010. A produção e publicação de metadados impulsionada por esta exigência da Directiva conduziu à obtenção de 493 novos registos de metadados no SNIG e ao registo de 62 novos gestores de metadados. Os resultados obtidos estão disponíveis no Catálogo de pesquisa do SNIG (Menus laterais) e são resultado do esforço de todas as instituições públicas responsáveis pelos CSDG dos referidos temas.

    metadados publicados Anexos I e II

    Ir para cima


    Novembro de 2010

    Novembro de 2010


    Monitorização e Reporte 2010 (ano de referência 2009)

    já se encontram disponíveis no site do INSPIRE todos os resultados da Monitorização e Reporte 2010 reportando a situação da implementação da Directiva em 2009.

    Ir para cima


    Outubro de 2010


    Logótipo da Conferência JIIDE 2010

    Realizaram-se, de 27 a 29 de Outubro, as Primeiras Jornadas Ibéricas de Infra-estruturas de Dados Espaciais. A DSIGIG esteve presente com várias apresentações:

    Realizou-se no dia 21 de Outubro de 2010, nas instalações do IGP, uma reunião com os Gestores de Metadados (GM) das entidades responsáveis pelos Anexos I e II.

    Esta reunião foi promovida pelo IGP com vista ao cumprimento do calendário da Directiva INSPIRE, que estabelece o próximo dia 3 de Dezembro como prazo para a publicação no SNIG de metadados de CDG e serviços relativos aos temas dos Anexos I e II.

    Foram convidados os GM das entidades responsáveis por aqueles anexos tendo sido dadas orientações para as entidades que reportaram na monitorização de 2010 e orientações para aquelas que não reportaram. Ver apresentação e exemplos.

    Ir para cima


    Setembro de 2010


    logótipo do projecto VestaGIS

    logótipo do projecto Humboldt

    logótipo do projecto NatureSDIplus

    Realizou-se no dia 28 de Setembro em Lisboa, nas instalações do Instituto Geográfico Português, o Dia Aberto Humboldt "HUMBOLDT Open Day: Geospatial Data Harmonisation in Action", inserido na "Lisbon ESDI Track 2010". Para mais informações consultar site do projecto.

    Realizou-se ainda no IGP, no dia 29 Setembro em Lisboa, a Nature-SDIplus Second Conference "SDI for Nature Conservation". Mais informações no site do projecto.

    Ambas as conferências foram organizadas em conjunto com a VESTA-GIS Final conference "A Training Framework for ESDI".

    logótipo da conferência

    Realizou-se no dia 16 de Setembro de 2010 a conferência "SIG, informação à sua mão" que pretendeu apresentar a Infra-estrutura de Dados Espaciais do Município de Vale de Cambra. O Instituto Geográfico Português foi convidado para participar com uma apresentação sobre a Directiva INSPIRE e sua implementação nos Municípios. Ver pdf.

    Ir para cima


    class="clear">

    Junho de 2010


    logótipo da Conferência INSPIRE 2010

    Realizou-se de 22 a 25 de Junho, em Kracóvia, Polónia, a INSPIRE Conference 2010 "INSPIRE as a framework for cooperation".

    Esteve presente um membro do GT INSPIRE com a comunicação:

    Ir para cima


    Maio de 2010


    Relatório INSPIRE PT 2010

    O IGP, Ponto de Contacto Nacional INSPIRE, enviou a 14 de Maio para a Comissão Europeia, o Relatório INSPIRE PT 2010 PT EN e a folha de cálculo dos indicadores resultante da Monitorização da implementação da Directiva em Portugal.

    Ir para cima


    Abril de 2010


    Projecto NatureSDIplus

    Já se encontra disponível a 2ª newsletter do projecto NatureSDIplus. Para mais informação sobre o projecto ver aqui.

    Ir para cima


    Fevereiro de 2010


    Realizou-se no decorrer do myESIG 2010 um Workshop dedicado ao SNIG e INSPIRE, promovido pelo Instituto Geográfico Português.

    Esta sessão, que se realizou no dia 10 de Fevereiro pelas 10h, no Centro de Congressos do Lagoas Park em Oeiras, incidiu sobre os desenvolvimentos mais recentes associados ao desenvolvimento do SNIG e à aplicação da directiva INSPIRE em Portugal, centrando-se nos tópicos prioritários em termos de implementação (e.g. metadados, geowebservices, monitorização e elaboração de relatórios).

    Programa

    09:30 - Abertura
    (Rui Pedro Julião, IGP)
    09:45 - SNIG: Geoportal - GeoWebServices (GWS) e Metadados
    (Henrique Silva, IGP)
    10:15 - Serviços de visualização: Tutorial
    (Danilo Furtado, IGP)
    11:00 - INTERVALO
    11:30 - Monitorização & Reporte (M&R): Objectivos, Processo e Metasplus: Conservação da Natureza
    (Alexandra Fonseca, IGP)
    11:50 - INSPIRE: Anexos I, II e III - Temas & Instituições
    (Ana Sofia Rizzone, IGP)
    12:15 - Conjuntos de Dados Geográficos (CDG): Teste de especificações - Conservação da Natureza
    (Ana Luisa Gomes, IGP)
    12:30 - Perguntas & Respostas

    Ir para cima


    Novembro de 2009


    Realizaram-se a 26 e 27 de Novembro de 2009, duas acções de formação em "Implementação e exploração de Geo WebServices: Web Map Service".

    As formações, gratuitas, tiveram como objectivo preparar os técnicos das entidades que produzem informação geográfica para a criação e utilização da especificação OGC Web Map Service (WMS), recomendação da Directiva INSPIRE para a implementação de serviços de visualização nos Estados Membros.

    II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica

    O Capítulo Português da OSGeo realizou de 2 a 4 de Novembro de 2009, na Universidade de Évora, as II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG).

    Enquadrada nessas Jornadas, o Instituto Geográfico Português promoveu no dia 3 uma sessão de entrada livre dedicada à Directiva INSPIRE, que pretendeu incidir sobre os desenvolvimentos mais recentes associados à sua aplicação.

    Preparação do evento Rui Pedro Julião Plateia
    Plateia Alexandra Fonseca e Danilo Furtado Pedro Medeiros
    Ana Sofia Rizzone Rui Reis Danilo Furtado
    João Agria Torres Alexandra Fonseca Ana Luisa

    Programa

    14:30 - INSPIRE e SNIG - Ponto de situação e perspectivas (pdf 1, 2, e 3) (Rui Pedro Julião, IGP)
    14:45 - Anexos I e II: Temas e Instituições (Ana Sofia Rizzone, IGP)
    15:00 - Metadados e serviços de pesquisa (Henrique Silva, IGP)
    15:15 - Serviços de visualização. Tutorial "Como implementar um servidor WMS utilizando a tecnologia Open Source: MapServer." - Material de apoio (Danilo Furtado, IGP)
    16:00 - Intervalo
    16:20 - Os Sistemas de Referência no INSPIRE (João Agria Torres, AIG)
    16:40 - Teste das especificações de dados INSPIRE no GIS4EU: o caso da Hidrografia (Rui Reis, IGP)
    16:55 - Teste das especificações de dados INSPIRE no NATURE-SDIplus: Conservação da Natureza (Ana Luisa Gomes, IGP)
    17:10 - Monitorização e Relatórios da aplicação da directiva INSPIRE (Alexandra Fonseca, IGP)
    17:20 - Aplicação para Avaliação da Qualidade dos Serviços de Dados Geográficos (Pedro Medeiros, IGP)

    Ir para cima


    Outubro de 2009


    No contexto da publicação Decreto-Lei nº 180/2009, de 7 de Agosto, que procede à revisão do Sistema Nacional de Informação Geográfica, realizou-se no dia 14 de Outubro de 2009, nas instalações do IGP, o Workshop SNIG - INSPIRE que visou apresentar o novo diploma bem como o plano de acção desenvolvido com vista à implementação da Directiva no nosso país.

    Coronel Castanheira Rui Pedro Julião

    Programa

    09:30 - Abertura
    10:00 - Aspectos organizativos:
    Ponto de situação Directiva INSPIRE (Rui Pedro Julião, IGP)
    Novo quadro legal SNIG (Rui Pedro Julião, IGP)
    Plano de acção (Rui Pedro Julião, IGP)
    Anexos I e II - Temas e Instituições (Alexandra Fonseca, Ana Sofia Rizzone, IGP)
    11:00 Intervalo
    11:30 - Aspectos práticos:
    Monitorização e reporte (Alexandra Fonseca, IGP)
    Metadados e serviços de pesquisa (Henrique Silva, IGP)
    Serviços de dados geográficos-Visualização e descarregamento (Danilo Furtado, IGP)
    12:30 Discussão

    Ir para cima


    Agosto de 2009


    Foi publicado o Decreto-Lei nº 180/2009, de 7 de Agosto, que procede à revisão do Sistema Nacional de Informação Geográfica, transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/2/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de Março de 2007, que estabelece uma Infra-Estrutura de Informação Geográfica na Comunidade Europeia (Inspire), e revoga o Decreto-Lei n.º 53/90, de 13 de Fevereiro.

    Ir para cima


    Junho de 2009


    Realizou-se, de 15 a 19 de Junho de 2009, em Roterdão (Holanda), a 11ª edição da GSDI Conference. Paralelamente decorreram a 3ª Conferência INSPIRE e uma conferência nacional sobre a Dutch SDI Results and Challenges.

    Sessão de posters elementos da equipa do GIS4EU
    slidede apresentação da 3ª conferencia do INSPIRE espaço da conferência

    O GT INSPIRE apresentou 2 comunicações e 2 posters:

    Portugal and Spain Twin SDI's – From National Projects to an Iberian SDI (Rui Pedro Julião e Danilo Furtado, IGP Portugal; Sebastian Más e Antonio Rodríguez, IGN Spain )

    GIS4EU - Hydrography (Rui Reis, IGP)

    E-learning tools to promote INSPIRE implementation in Portugal - Needs and opportunities (Ana Sofia Rizzone, IGP)

    Access to Protected Areas Data through Geowebservices. A case study in Portugal using open source tools (Danilo Furtado, Alexandra Fonseca e Ana Luisa Gomes,IGP; H Marinho, ICNB)

    Ir para cima


    Maio de 2009


    Ocorreu nos dias 7 e 8 de Maio, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, a VI Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia (CNCG 2009), dedicado ao tema "Conhecer o território, sustentar o desenvolvimento". O GT INSPIRE esteve presente no painel "INSPIRE - Especificações da Informação Geográfica e Harmonização" e na sessão relativa à Hidrografia.

    Painel INSPIRE - Especificações da Informação Geográfica e Harmonização

    (Moderado por Ana Fonseca, Ordem dos Engenheiros)

    16:30 - INSPIRE: ponto da situação (Rui Pedro Julião, IGP)

    17:00 - SNIG e a Directiva INSPIRE - Serviços de rede (Danilo Furtado, IGP)

    Sessão relativa à Hidrografia

    12:00 - Experiências de harmonização de dados cartográficos no âmbito da Directiva INSPIRE: O caso da temática hidrografia. (Rui Reis, IGP; Dolors Barrot, Institut Cartogràfic de Catalunya)

    Ir para cima


    Fevereiro de 2009


    Ocorreu no dia 6 de Fevereiro no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a 1ª Reunião da Rede INSPIRE PT que teve por objectivo fazer o ponto de situação do processo da Directiva INSPIRE e proceder à apresentação e debate do ante-projecto de diploma correspondente à sua transposição para o quadro legislativo nacional. A proposta de Decreto-Lei para revisão do Sistema Nacional de Informação Geográfica e transposição da Directiva INSPIRE esteve em discussão pública até final do mês de Fevereiro. Durante esse periodo os interessados puderam efectuar os seus comentários no site do INSPIRE ou no blog http://inspire-pt.blogspot.com, especificamente criado para o efeito .

    A USIG, em colaboração com o e-Geo e com o apoio do IGP, no âmbito do projecto eSDI-Net+, promoveu no dia 5 de Fevereiro de 2009, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, o Workshop Ibérico “eSDI-Net+ Projectos candidatos ao Prémio Melhores Práticas em SDI 2009”.

    Ir para cima


    Novembro de 2008


    Realizou-se no dia 27 de Novembro no Auditório do Alto dos Moinhos do Metropolitano de Lisboa uma sessão sobre "Infra-Estruturas de Dados Espaciais" organizada pela i-GOV. Foram feitas apresentações sobre a directiva INSPIRE e sobre infra-estruturas de dados espaciais em Portugal (níveis nacional e regional e na temática do ordenamento do território). Ver mais informação...

    O Sistema Nacional de Informação Geográfica (Rui Pedro Julião, IGP)

    Inspire - Ponto de situação e desafios futuros (Alexandra Fonseca, IGP)

    Ir para cima


    Outubro de 2008


    Sessão INSPIRE. Projectos Europeus e Desenvolvimentos em Portugal

    Danilo Furtado Alexandra Fonseca

    No âmbito das 1as Jornadas de Software Aberto para SIG, decorridas de 20 a 22 de Outubro de 2008, na ESTG de Águeda, o IGP promoveu, com o apoio da UNAVE, uma sessão dedicada à divulgação da Directiva INSPIRE, de projectos europeus associados e dos trabalhos de implementação em Portugal.

    Programa

    14:30-15:00 - Directiva INSPIRE - A Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica - porquê, para quê e como?
    (Alexandra Fonseca, IGP)
    15:00-15:15 - Directiva INSPIRE e outras iniciativas Europeias associadas.
    (Fernanda Nery)
    15:15 - 15:30 - Projectos europeus relacionados com a Directiva INSPIRE - HUMBOLDT, GIS4EU, NATURE-SDIplus e EURADIN.
    (Ana Luisa Gomes, IGP)
    15:30 - 16:00 - Boas práticas em SDI. O projecto eSDINETPlus.
    (Rui Dias, USIG)
    16:00 - 16:30 - INTERVALO
    16:30 - 17:00 - Geoportal do SNIG. Metadados e GeoWebServices do SNIG.
    (Danilo Furtado, IGP)
    17:00 - 17:15 - Site INSPIRE em Portugal.
    (Ana Sofia Santos, IGP)
    17:15 - 17:30 - Discussão e Encerramento.

    Ir para cima


    Setembro de 2008


    Foi publicada a 30 de Setembro de 2008 a

    Ir para cima


    Junho de 2008


    Foi disponibilizado a 30 de Junho de 2008, um Editor de Metadados no Geoportal INSPIRE.

    Vídeos on-line das Sessões Plenárias da Conferência INSPIRE

    Ir para cima


    Maio de 2008


    Sessão Directiva INSPIRE

    Realizou-se no dia 27 de Maio de 2008, na Ordem dos Engenheiros de Lisboa, uma sessão dedicada à Directiva INSPIRE, promovida pelo Grupo Geo-Competitivo 2 da APDSI, que pretendeu fazer um ponto de situação sobre a implementação da directiva em Portugal e os desenvolvimentos associados ao SNIG e ao IGP como produtor de IG.

    Programa

    10:30 - 11:10 - Directiva INSPIRE. Situação actual.
    (Rui Pedro Julião, IGP; Alexandra Fonseca, IGP)
    11:15 - 11:35 - Geoportal do SNIG.
    (Danilo Furtado, IGP)
    11:40 - 12:00 - Directiva INSPIRE no Instituto Geográfico Português.
    (Henrique Silva, IGP)


    Sessão Directiva INSPIRE. O SNIG e as instituições em Portugal

    Realizou-se no dia 16 de Maio de 2008, durante o ESIG2008 uma sessão dedicada à Directiva INSPIRE, promovida pelo Instituto Geográfico Português, que pretendeu fazer um ponto de situação sobre a implementação da directiva em Portugal e apresentar a perspectiva de algumas instituições públicas nacionais, produtoras e utilizadoras de informação geográfica, relativamente a toda esta temática. A sessão contou ainda com a presença de Paloma Abad Power, do Instituto Geográfico Nacional Espanhol, que apresentou a experiência de implementação da Directiva em Espanha.

    Programa

    9:30 - 10:00 - Directiva INSPIRE. Situação actual.
    (Rui Pedro Julião, IGP; Alexandra Fonseca, IGP)
    10:00 - 10:30 - IDEE face à Directiva INSPIRE.
    (Paloma Abad, IGN - Espanha)
    10:30 - 10:45 - Geoportal do SNIG.
    (Danilo Furtado, IGP)
    10:45 - 11:00 - INTERVALO
    11:00 - 11:15 - Projectos relacionados com a implementação da Directiva INSPIRE.
    (Rui Reis, IGP)
    11:15 - 12:30 - Directiva INSPIRE nas instituições produtoras e utilizadoras de informação geográfica.

    12:30 - 14:00 - Almoço
    14:00 - 15:30 - Hands On Geo WebServices.(Jorge Rocha, UM; Danilo Furtado, IGP)

    Ir para cima


    Novembro de 2007


    Foi publicada a 21 de Novembro a primeira Call para propostas no âmbito do Programa LIFE+.

    Foi financiado pelo programa eContentplus o projecto eSDI-NET+ - Network for promotion of cross border dialogue and exchange of best practices on Spatial Data Infrastructures (SDI's) throughout Europe.

    Foi publicado a 5 de Novembro um documento técnico sobre a arquitectura da infra-estrutura europeia de informação geográfica: INSPIRE Technical Architecture - Overview Document.

    Ir para cima


    Outubro de 2007


    Foi colocado em Consulta Pública a 24 de Outubro o documento relativo às Regras de Implementação sobre Metadados: INSPIRE Draft Implementing Rules for Metadata open for public consultation.

    Os comentários deverão ser enviados até ao dia 21 de Dezembro, às 16:00 CET.

    Ir para cima


    Setembro de 2007


    Termina a 30 de Setembro o prazo para submissão de propostas de especificações e também peritos para os temas do Anexo I.

    As The Calls for Expression of Interest for Development of Data Specifications, publicadas a 11 de Julho, são dirigidas às SDICs e LMOs no sentido de:

    • submeterem propostas de especificações (cenário 1);
    • proporem peritos para os Grupos de Trabalho temáticos (cenário 2).

    Refere-se mais uma vez que a submissão de propostas de especificações e de peritos está aberta em permanência mas para os temas do Anexo I e a data limite

    Ir para cima


    Agosto de 2007


    Foi publicado a 24 de Agosto o documento relativo à metodologia para o desenvolvimento das Especificações de Dados - The Methodology for the Development of Data Specifications (D 2.6) - produzido pelo GT INSPIRE que se dedica às Especificações de Dados. O documento foi publicado para obtenção de comentários das SDICs e LMOs.

    Foi igualmente publicada a 24 de Agosto, uma Call for tender para o desenvolvimento de protótipos sobre especificações técnicas nos dominios da monitorização do ar, água, resíduos e bodiversidade.

    A 21 de Agosto foi publicada uma Call for Expression of Interest para a inscrição de peritos nacionais provenientes especialmente dos novos Estados Membros e de países candidatos ou ainda de países não europeus: Call for expression of interest for Seconded National Experts with focus on New Member States, Candidate Countries and non EU countries associated to FP7.

    Ir para cima


    Julho de 2007


    Foi disponibilizada a Acta da 1ª reunião do Comité INSPIRE realizada em Bruxelas a 26 de Junho de 2007.

    Foram publicadas a 11 de Julho, duas novas Call for Expression of Interest:

    Foi adoptado pela Comissão a 6 de Julho de 2007 o Programa e uma Call for Proposals associados ao INSPIRE no âmbito do eContentPlus.

    Ir para cima


    Junho de 2007


    Realizou-se no dia 26 de Junho de 2007, em Bruxelas, a 1ª Reunião do Comité INSPIRE. Trata-se de um comité de regulamentação que reúne representantes dos Estados Membros, e desempenha um papel central em todo o processo de regulamentação associado à directiva INSPIRE. A sua principal função será a de permitir a votação pelos Estados Membros das Regras de Implementação propostas pela Comissão. Esta primeira reunião teve como objectivo principal a adopção das regras de procedimento no Comité propriamente dito. A Comissão apresentou também uma resenha das actividades em curso associadas ao INSPIRE.

    O IGP iniciou a criação da Rede INSPIRE, uma rede de pontos focais que pretende promover a troca de informação e experiências com o objectivo de servir de suporte à implementação da directiva INSPIRE. A directiva obriga os Estados Membros a gerirem e a disponibilizarem os dados e os serviços de informação geográfica (IG) de acordo com princípios e regras comuns (e.g. metadados, interoperabilidade de dados e serviços, utilização de serviços de IG, princípios de acesso e partilha de dados). A rede agora criada envolve para já as instituições do SNIG, devendo progressivamente tornar-se mais abrangente abarcando instituições públicas que possam estar associadas à informação incluída nos temas dos anexos da directiva.

    Rede de pontos focais INSPIRE.

    Ir para cima


    Maio de 2007


    A equipa do INSPIRE disponibilizou no site do INSPIRE, o documento Programa de Trabalhos para a fase de transposição 2007-2009.

    Trata-se do programa de trabalhos para o desenvolvimento das Regras de Implementação previstas na directiva.

    A directiva INSPIRE entrou em vigor a 15 de Maio de 2007. A Comissão difundiu nesse dia uma Carta Aberta relativa à directiva.

    Estão disponíveis para comentários das SDICs e LMOs, documentos produzidos pelo INSPIRE Drafting Team "Data Specifications". Estes documentos não representam versões das regras de implementação, mas sim documentos de apoio ao processo de elaboração das regras de implementação relativas às especificações de dados.

    Foram disponibilizados pelo INSPIRE Drafting Team "Data Specifications" dois questionários para preenchimento até 6 de Julho:

    • INSPIRE Data Specifications: Questionnaire on the use of the elements of spatial and temporal schema.
      O deadline para envio do questionário preenchido é Sexta-feira, 6 de Julho de 2007 17:00 CET.
    • INSPIRE Data Specifications: Questionnaire on Unique Identifiers O deadline para envio do questionário preenchido é Sexta-feira, 6 de Julho de 2007 17:00 CET.

    Para mais informação http://www.ec-gis.org/inspire/

    Ir para cima


    Abril de 2007


    Foi publicada no Jornal Oficial das Comunidades, em 25 de Abril de 2007, a directiva INSPIRE, Directiva 2007/2/EC do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de Março de 2007.

    ENG
    http://eur-lex.europa.eu/JOHtml.do?uri=OJ:L:2007:108:SOM:EN:HTML
    PT
    http://eur-lex.europa.eu/JOHtml.do?uri=OJ:L:2007:108:SOM:PT:HTML

    Ir para cima


    Fevereiro de 2007


    O Parlamento Europeu aprovou o texto do acordo de conciliação sobre INSPIRE em 13 de Fevereiro último.

    A 2 de Fevereiro foi disponibilizada ao público uma primeira versão das regras de implementação INSPIRE relativas aos metadados.

    Ir para cima


    Janeiro de 2007


    O Conselho Europeu adoptou em 29 de Janeiro, a directiva para estabelecimento da Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica (INSPIRE), de acordo com o texto da directiva que obteve o acordo do Conselho e do Parlamento Europeus a 21 de Novembro de 2006 na sequência de um procedimento de conciliação (PE-CONS 3685/06).

    Ir para cima


    Novembro de 2006


    O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a acordo, à meia-noite do dia 21 de Novembro, relativamente aos conteúdos da proposta de directiva INSPIRE, que pretende conduzir à criação da Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica.

    Os pontos mais controversos no processo de conciliação entre Conselho e Parlamento Europeus envolveram questões associadas aos direitos de propriedade intelectual, confidencialidade estatística, visualização gratuita dos dados pelo público e condições de partilha de informação entre autoridades públicas. Foi relativamente a estes aspectos que o acordo foi alcançado.

    A directiva INSPIRE deverá entrar em vigor em 2007 depois de traduzida para as várias línguas, obrigando os Estados Membros a gerirem a disponibilização de dados e serviços de informação geográfica (IG) de acordo com princípios e regras comuns (e.g. metadados, interoperabilidade de dados e serviços, utilização de serviços de IG, princípios de acesso e partilha de dados).

    Para mais informação consulte:

    Site inspire
    http://www.ec-gis.org/inspire/
    Presidência finlandesa
    Parlamento Europeu
    Comissão Europeia

    Sessão INSPIRE e a Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica

    Alexandra Fonseca Plateia Rui Pedro Julião Rui Pedro Julião Henrique Silva Danilo Furtado

    Realizou-se no dia 17 de Novembro de 2006, no decorrer do ESIG2006 (IX Encontro de Utilizadores de Informação Geográfica, 15 - 17 de Novembro, Tagus Park, Oeiras) uma sessão dedicada à iniciativa INSPIRE, promovida pelo IGP, que pretendeu divulgar junto dos interessados a situação actual da proposta de directiva para criação da Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica, apresentar as actividades associadas em curso no âmbito do SNIG e as perspectivas relativas a esta temática, de algumas instituições produtoras de informação geográfica.

    Programa

    9.00 - Abertura
    9.10 - Proposta de directiva INSPIRE - Situação actual
    (Alexandra Fonseca, IGP)
    9.30 - O SNIG face à proposta de Directiva INSPIRE,
    (Rui Pedro Julião, IGP)
    9.50 - MIG - Editor de Metadados
    (Henrique Silva, IGP)
    10.10 - Visualização de Informação Geográfica na WEB.O exemplo do Atlas de Portugal
    (Danilo Furtado, IGP)
    10.30 - Intervalo para café
    11.00 - Mesa Redonda:Perspectiva de instituições produtoras de informação geográfica sobre a proposta de Directiva INSPIRE.

    • Instituto do Ambiente (Leonor Gomes, Moderadora)
    • Instituto Geográfico do Exército (José A. G. Martins)
    • Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (Miguel Ramalho)
    • Instituto de Meteorologia (Pedro Viterbo)

    13.00 - Encerramento.

    Ir para cima


    Outubro de 2006


    Realizou-se a 26 de Setembro o trílogo sobre INSPIRE onde foram discutidas as emendas à proposta de directiva com o objectivo de encaminhar a proposta para a fase de conciliação. Depois deste trílogo permanecem três grandes questões: Direitos de Propriedade Intelectual (DPI), custo da informação e prazos.

    Realizaram-se no decorrer do mês de Outubro algumas reuniões COREPER nesta fase de pré conciliação.

    A conciliação formal terá lugar no dia 21 de Novembro.

    Ir para cima


    Junho de 2006


    O Parlamento Europeu adoptou formalmente a sua versão de 2ª leitura em 12 de Junho último, por maioria de votos em sessão Plenária. Uma vez que o desacordo entre Parlamento e Conselho persistiu, a directiva passará ao procedimento de conciliação informal na segunda metade de 2006, já no decorrer da Presidência Finlandesa. Para que a directiva venha a ser adoptada (previsivelmente no final de 2006), terá que ser alcançado acordo entre o PE e o Conselho, durante esta fase de conciliação.

    Ir para cima


    Março de 2006


    A directiva passou à fase de 2ª leitura no Parlamento, tendo sido aprovadas a 21 de Março, no Comité de Ambiente do PE, as emendas à Posição Comum propostas pela relatora Frederika Brepoels. De uma forma geral as alterações aprovadas na 2º leitura apontam no sentido de repor o espírito da versão original no que se refere ao acesso público à informação geográfica (IG) e à partilha de informação entre instituições públicas, entre outros aspectos.

    Realizaram-se duas reuniões do Grupo Ambiente do Conselho Europeu, a 20 e 30 de Março para discussão das emendas do Parlamento Europeu, tendo-se chegado a um impasse no processo de acordo em 2ª leitura.

    Ir para cima


    Fevereiro de 2006


    A Comissão Europeia enviou ao Parlamento Europeu uma Comunicação sobre as emendas propostas pelo Parlamento e Conselho à proposta de directiva. A Comissão considera que a posição comum adoptada formalmente em Janeiro de 2006 se baseia num texto que deixa demasiado espaço aos produtores de informação geográfica para não darem acesso à sua informação ou para não a partilharem com outros organismos públicos.

    Esta Comunicação pode ser consultada em http://www.ec-gis.org/inspire/proposal/communication_inspire.pdf.

    Realizou-se a 16-17 de Fevereiro a primeira reunião de coordenação das equipas que estão a desenvolver as Regras de Implementação INSPIRE. A acta desta reunião está disponível no site do INSPIRE. (http://www.ec-gis.org/inspire/reports/dt/1_coordination_public_minutes.pdf).

    Vai realizar-se em Gavle, em Abril, uma conferência interparlamentar sobre o INSPIRE - EU Interparliamentary Conference on the INSPIRE, Gävle, Sweden on the 2-4 April 2006.

    Ir para cima


    Janeiro de 2006


    Terminou formalmente a 1ª leitura do processo de co-decisão sobre INSPIRE com a adopção da posição Comum do Conselho (http://www.ec-gis.org/inspire/proposal/council/st12064-re02ad01.en05.pdf) que se seguiu à posição comum em 1ª leitura do Parlamento Europeu (PE), adoptada em Junho de 2005 http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+TA+P6-TA-2005-0213+0+DOC+XML+V0//EN.

    Ir para cima

    Novembro de 2005


    Foram publicadas no site da iniciativa INSPIRE, http://inspire.jrc.it/ir, as bases de dados associadas ao desenvolvimento das Regras de Implementação (RI) da iniciativa INSPIRE

    As referidas bases de dados resultaram dos registos recebidos no decorrer da Call for Expression of Interest for INSPIRE development incluindo:

    • Spatial Data Interest Community - descrições e contactos
    • Legally Mandated Organisation - descrições e contactos
    • Peritos Propostos
    • Material de referência proposto pelas SDICs/LMOs para o desenvolvimento das RI
    • Projectos propostos pelas SDICs/LMOs para o desenvolvimento das RI

    Os materiais de referência e os projectos publicados neste site representam apenas uma parte dos recursos submetidos, correspondendo aos recursos que tinham autorização expressa para serem publicados. Esta informação é mantida pelos representantes oficiais das SDICs/LMOs, podendo ser actualizada em qualquer momento. O IGP é uma das LMOs envolvidas neste processo. O registo de novas SDICs/LMOs encontra-se aberto em permanência.

    Ir para cima


    Outubro de 2005


    Realizou-se na reunião ocorrida no Joint Research Centre em ISPRA, de 3 a 4 de Outubro, o lançamento oficial das actividades das equipas que vão elaborar as regras de implementação da directiva INSPIRE. Na reunião participaram os 73 peritos que fazem parte das equipas encarregues de elaborar as regras de implementação INSPIRE e os elementos da equipa de consolidação.

    Os requisitos e o plano de acção para o INSPIRE foram discutidos em 5 sessões de trabalho coordenadas pelos responsáveis de cada equipa. Os resultados encontram-se disponíveis em http://www.ec-gis.org/inspire/.

    Ir para cima


    Setembro de 2005


    Foram publicados a 23 de Setembro, documentos de apoio ao desenvolvimento das Regras de Implementação da directiva INSPIRE - Guidelines for the development of Implementing Rules. Estes documentos encontram-se disponíveis em http://www.ec-gis.org/inspire/.

    Ir para cima


    Junho de 2005


    Realizou-se a discussão da proposta de directiva no Grupo Ambiente do Conselho Europeu, a 7 de Junho de 2005, onde foram aceites pela PRES diversas alterações propostas pelos Estados Membros, especialmente de protecção de direitos de propriedade intelectual.

    Realizaram-se reuniões COREPER a 1 de Junho e a 14-15 de Junho. Registou-se Acordo Político relativamente ao texto da proposta de directiva no Conselho de Ministros do Ambiente de 24 de Junho, sem o apoio da Comissão. O texto que obteve acordo vai agora ser traduzido passando-se depois à fase de 2ª leitura no Parlamento e Conselho Europeus.

    Realizou-se a 28 de Junho, a 12ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE, onde foi feito pela Comissão um ponto da situação relativo ao processo de co-decisão. Foi igualmente apresentado o estado actual do programa de trabalhos do INSPIRE, tendo sido também apresentados os resultados da “Call for Expression of Interest - INSPIRE SDIC/LMO”. A Comissão apresentou ainda a composição preliminar das Drafting Teams sobre (i) Metadados; (ii) Especificações de Dados; (iii) Serviços em Rede; (iv) Partilha de Dados e Serviços; (v) Monitorização e Relatórios. A reunião contou ainda com apresentações sobre a evolução dos trabalhos associados ao INSPIRE em alguns Estados Membros.

    Ir para cima


    Maio de 2005


    Continua em discussão a proposta de Directiva INSPIRE no Grupo Ambiente do Conselho Europeu. Têm vindo a ser consideradas as emendas propostas pelo Parlamento Europeu. A Presidência Luxemburguesa continua a pretender obter um acordo político até Junho de 2005 e elaborou uma proposta de compromisso para o COREPER de dia 26 de Maio. Os principais tópicos de discussão no Grupo Ambiente do Conselho têm incidido sobre: restrições ao acesso à Informação Geográfica (IG) pelo público; partilha e re-utilização de informação entre autoridades públicas; possibilidade de recuperação de custos pelos produtores de IG; âmbito dos dados de natureza espacial; necessidades de monitorização e elaboração de relatórios.

    Ir para cima

    De Março-Abril de 2005


    Em paralelo com a discussão da proposta de directiva INSPIRE, a decorrer no Conselho e Parlamento Europeus, está a ser elaborado pela Comissão, um Plano de Trabalhos para a Fase Preparatória do INSPIRE (2005-2006). A Comissão pretende promover o envolvimento dos principais interessados na referida fase preparatória, por considerar que esse envolvimento é crucial para o sucesso da implementação da Directiva.

    A concretização do Plano de Trabalhos, prevê o envolvimento de “Spatial Data Interest Communities (SDICs)” e de “Legally Mandated Organizations (LMOs)”. Foi assim lançada a 11 de Março, uma “Call for Expression of Interest for INSPIRE development (preparatory phase 2005 - 2006)”, que pretendeu conduzir à consideração do conhecimento existente na elaboração das Regras de Implementação previstas na proposta de Directiva INSPIRE, através das SDICs e LMOs, .bem como identificar quem está disponível para participar no processo de revisão.

    A “Call for Expression of Interest” está disponível em http://www.ec-gis.org/inspire/

    Apesar de se encontrar disponível em permanência, a composição inicial das equipas de trabalho terá por base os que tiverem manifestado o seu interesse até 29 de Abril.

    Ir para cima


    De Agosto a Novembro de 2004


    A proposta de directiva INSPIRE encontra-se em fase de discussão no Conselho e Parlamento Europeus desde Novembro de 2004. O articulado da proposta de directiva tem vindo a ser sucessivamente alterado incorporando as propostas de alteração dos diferentes Estados Membros que obtiveram consenso. A Presidência Luxemburguesa pretende obter um acordo político até Junho de 2005.

    Os principais tópicos de discussão têm envolvido questões associadas ao peso excessivo da comitologia presente na proposta, ao conteúdo dos Anexos, à articulação com outras directivas (Re-utilização da Informação do Sector Público e Acesso à Informação Ambiental), aos Direitos de Propriedade Intelectual e políticas de acesso à informação.

    Ir para cima


    Julho 2004


    Realizou-se no dia 23 de Julho de 2004, em Bruxelas, a reunião do Conselho do Ambiente onde foi apresentada a proposta de Directiva do INSPIRE. Depois da apresentação e discussão, a proposta acabou por ser adoptada pela Comissão Europeia. Só depois de aprovada no Conselho e Parlamento Europeus, processo que pode demorar aproximadamente dois anos, é que a Directiva entrará em vigor. Para mais informação consulte o endereço http://www.ec-gis.org/inspire/, onde poderá obter o texto da directiva em inglês.

    Ir para cima


    Junho 2004


    Realizou-se a 22 de Junho de 2004, a 10ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE, em Varsóvia. A reunião centrou-se em dois tópicos predominantes: apresentação de novo draft da proposta de Directiva do INSPIRE que se prevê venha a ser discutida na reunião do Conselho do Ambiente de 23 de Julho e discussão do Programa de Trabalhos para a Fase Preparatória (2004-2006).

    A proposta de Directiva sofreu algumas alterações relativamente à versão anterior, como resultado da consulta interna na Comissão Europeia que ainda está a decorrer. Registaram-se alterações substanciais na organização dos artigos. Foi introduzido o conceito de "implementing rules" (IR), com datas de concretização bem definidas, de modo a apoiar a implementação da Directiva em termos práticos. Foi dado um novo ênfase à temática do Ambiente em sentido lato, de modo a considerar os vários processos que afectam o Ambiente e não apenas a legislação ambiental.

    A iniciativa INSPIRE incluirá, como referido anteriormente as seguintes fases:

    • Fase Preparatória (2004-2006) – processo de co-decisão relativamente às "Implementing Rules".
    • Fase de Transposição (2007-2008)
    • Fase de Implementação (2009-2013)

    Foi discutido na reunião, o Programa de Trabalhos para a Fase Preparatória (2004-2006), que deverá conduzir à produção de um documento no final de 2007 (altura em que a Directiva deverá passar a vigorar), que reuna as IR de suporte à implementação do INSPIRE. A estrutura do Programa de Trabalhos deverá estar finalizada em Outubro próximo.

    Ir para cima


    Março de 2004


    Realizou-se a 5 de Março de 2004, a 9ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE, em Bruxelas. A reunião centrou-se nos dois documentos que resultaram do trabalho das duas task forces criadas em Dezembro (Revisão do Scoping - coordenada pela EEA; Revisão do Extended Impact Assessment - coordenada pelo ESTAT) e que pretenderam funcionar como suporte à reformulação da proposta de Directiva (não adoptada pela Comissão em Outubro), tanto no que se refere à redução do Scoping da iniciativa como no que se refere à correspondente reavaliação do impacte (análise custos-benefícios). Para além da apresentação destes dois documentos e do aparente suporte que tiveram na reunião, a Comissão fez novamente uma apresentação da estrutura da Directiva, agora já com os inputs dos dois documentos acima referidos, e confirmou que a proposta de Directiva irá novamente ser submetida à Comissão Europeia, em Maio-Junho de 2004. Foi tomada a decisão de criar uma task force para a preparação do plano de trabalhos para o período de 2004-2006. O sumário da referida reunião está disponível no website do INSPIRE http://inspire.jrc.it/

    Ir para cima


    Janeiro 2004


    Está já disponível on-line o protótipo do INSPIRE Geo-Portal em http://www.inspire-geoportal.eu/

    O INSPIRE Geo-Portal pretende ser o ponto Europeu de acesso na Internet, à informação e serviços de natureza espacial viabilizando a pesquisa de dados e serviços de natureza espacial bem como de instituições.Trata-se de um protótipo que pretende conduzir a uma melhor percepção dos requisitos dos utilizadores e à definição das especificações técnicas, baseadas em standards,de um futuro sistema operacional. Todo o feed-back é bem vindo.

    Ir para cima


    Dezembro 2003


    Realizou-se em 15 de Dezembro de 2003 a 8ª Reunião do Grupo de Peritos do INSPIRE.

    Tratou-se da primeira reunião realizada depois da não submissão pela Comissão, da proposta relativa ao INSPIRE, ao Conselho e Parlamento Europeus, prevista para Outubro último. O sumário da referida reunião está disponível no website do INSPIRE.

    Foi estabelecido nesta reunião um novo conjunto de metas que conduza à revisão da proposta do INSPIRE de acordo com determinadas preocupações, nomeadamente no que se refere ao grau de ambição da iniciativa e aos custos, principalmente a nível local. A Comissão pretende agora adoptar a proposta já revista do INSPIRE, no segundo trimestre de 2004.

    Foi decidido criar duas task forces para suportar este processo de revisão do INSPIRE : uma com o mandato de re-examinar o âmbito do INSPIRE e das suas medidas, coordenada pela European Environment Agency (EEA) e outra para fortalecer a análise de impacte da iniciativa, coordenada pelo Eurostat (ESTAT). Estes dois

    Ir para cima


    Novembro 2003


    Está já disponível no site do INSPIRE, o relatório elaborado no âmbito desta iniciativa, sobre a situação actual das Infraestruturas Nacionais de Informação Geográfica na Europa e também em alguns países não-europeus.

    Poderá assim consultar em http://www.ec-gis.org/inspire/, o relatório síntese que contém recomendações para a iniciativa INSPIRE e os relatórios relativos a cada um dos 35 países analisados

    Ir para cima


    16 de Outubro de 2003


    Sessão de Divulgação da Iniciativa INSPIRE - Infrastructure for Spatial Information in Europe

    Rui Pedro Julião Oradores

    O Instituto do Ambiente (IA) e o Instituto Geográfico Português (IGP), com a colaboração da USIG, promoveram conjuntamente uma Sessão de Divulgação da iniciativa INSPIRE no dia 16 de Outubro de 2003, no Auditório do Instituto do Ambiente.

    O INSPIRE, é uma iniciativa em preparação pela Comissão Europeia, que pretende promover a disponibilização de informação de natureza espacial, utilizável na formulação, implementação e avaliação das políticas da União Europeia. O seu objectivo é estabelecer um enquadramento legal para a criação gradual e harmonizada de uma infra-estrutura europeia de informação geográfica.

    Programa

    9.30 - Sessão de Abertura
    (Arménio Castanheira, IGP)
    10.00 - Global Spatial Data Infrastructure in transition
    (Ian Masser, GSDI Association)
    10.30 - INSPIRE: coming to a conclusion?
    (Marc Vanderhaegen, European Commission, DG Environment)
    11.15 - Café
    11.30 - INSPIRE - Bases para a renovação da Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica
    (Rui Pedro Julião, IGP)
    11.45 - Uma infra-estrutura harmonizada para a informação temática de Ambiente.
    (Leonor Gomes, Instituto do Ambiente)
    12.00 - Debate
    12.45 - Sessão de Encerramento
    (João Gonçalves, Instituto do Ambiente)

    Ir para cima