• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

SNIG2020

Enviar por E-mail Versão para impressão

SNIG2020: uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica para 2020

Passados 25 anos da criação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e quase 10 anos depois da publicação da Diretiva INSPIRE, a DGT fez uma avaliação do SNIG e da utilização que a comunidade faz desta infraestrutura (i.e., Diagnóstico SNIG 2015), e coordenou um processo colaborativo para a definição do que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo (i.e. SNIG2020).

O SNIG2020 é uma visão para a infraestrutura nacional de informação geográfica, o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), para 2020. O SNIG2020 foi construído por processos colaborativos e participativos e resultou de um amplo debate nacional sobre o que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo.

O SNIG2020 foi elaborado pelos facilitadores de um blue sky thinking estruturado. Este evento contou com cerca de 50 convidados provenientes da Administração Pública, da academia, de centros de investigação e do sector privado, que foram selecionados com base nos contributos prestados na consulta pública ao SNIG realizada pela DGT em março de 2015, na experiência profissional em infraestruturas de informação geográfica e na vontade de inovar. O documento elaborado pelos facilitadores foi depois submetido a consulta pública e a versão final foi aprovada pelo Conselho de Orientação do SNIG (CO-SNIG), enquanto entidade responsável pela coordenação estratégica do SNIG, a 17 de dezembro de 2015.

O processo de construção do SNIG2020, desde a caraterização da situação do SNIG e da organização da sessão do blue sky thinking até à produção da versão final do texto da visão, foi coordenado pela DGT, enquanto organismo responsável pela coordenação operacional do SNIG, em colaboração com o EUROGROUP Consulting Portugal e com o CO-SNIG.

A concretização e a implementação do SNIG2020 requer o desenvolvimento de um conjunto de atividades de caráter político, institucional, administrativo e técnico, por parte de todas as entidades envolvidas na coordenação, na manutenção e na exploração da infraestrutura nacional de informação geográfica (SNIG). Estas atividades constituem o Plano de Ação SNIG2020 (PA-SNIG2020) e foram definidas tendo em consideração um conjunto de princípios orientadores, de modo a materializar os objetivos estabelecidos no texto do SNIG2020. Estes princípios orientadores foram formalmente aprovados pelo CO-SNIG.

A definição do PA-SNIG2020 teve como base não só a visão coletiva para o SNIG para 2020 (i.e. SNIG2020), mas também a situação no que respeita ao desenvolvimento e utilização do SNIG e à implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

Para permitir a elaboração do PA-SNIG2020, a DGT lançou, no início de 2015, a atividade "Diagnóstico 2015" cujo relatório final é aqui disponibilizado. Os resultados do Diagnóstico 2015 foram apresentados no início da sessão de blue sky thinking do SNIG2020, no workshop "Rumo ao SNIG2020 e Mentes Criativas", realizado no âmbito da Conferência World Spatial Forum INSPIRE Conference 2015, e nas workshops realizadas nas cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) no âmbito da iniciativa da DGT, SNIG on the road.

Todos os detalhes dos estudos realizados no âmbito do Diagnóstico 2015 são disponibilizados nos seguintes documentos:

  • Análise dos indicadores de monitorização da implementação da Diretiva INSPIRE que Portugal de 2009 a 2014;
  • Consulta pública sobre a pesquisa, acesso e utilização de informação geográfica em Portugal e sobre a implementação da Diretiva INSPIRE e o desenvolvimento do SNIG ;
  • Análise SWOT realizada pelas entidades que integram a Rede de Pontos Focais INSPIRE Core, i.e. conjunto de entidades com responsabilidades na produção da informação geográfica que integra os anexos da Diretiva INSPIRE
  • A DGT agradece a todos os que participaram nas atividades relacionadas com o Diagnóstico 2015 e com o SNIG2020. O seu envolvimento foi essencial para a construção de uma visão coletiva para o SNIG para 2020 e para a caracterização da situação do desenvolvimento e de utilização do SNIG.

    A pedido do Senhor Subdiretor-Geral do Território, Professor Mário Caetano, terminamos com uma citação de Tim-Berners Lee: "O futuro não é aquilo em que acreditamos, é o trabalho que fazemos para que as coisas aconteçam."