• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Ferramentas

Enviar por E-mail Versão para impressão
GeMA - Gestor de Metadados dos Açores
O GeMA é uma ferramenta multifuncional que permite criar, converter, listar, descarregar e submeter ficheiros de metadados para o Sistema de Metadados dos Açores. O desenvolvimento do GeMA decorreu da necessidade de se criar um editor que obedecesse às regras definidas pela Diretiva Inspire e aos requisitos aplicáveis à criação e manutenção de metadados para conjuntos de dados geográficos, séries de conjuntos de dados geográficos e serviços de dados geográficos, estabelecidos através do Regulamento (CE) n.º 1205/2008 da Comissão, de 3 de dezembro, e que, ao mesmo tempo, estivesse em conformidade com o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (Perfil MIG 2.0). Também o Decreto Legislativo Regional n.º 42/2012/A, de 8 de outubro, que cria a Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores e define o quadro jurídico que transpõe, para a ordem jurídica interna e na Região Autónoma dos Açores, a Diretiva Inspire, determina a necessidade de criação e manutenção de metadados, tendo em conta os requisitos definidos no Regulamento (CE) n.º 1205/2008, de 3 de dezembro. Esta aplicação garante a conformidade com a Diretiva, pelo é recomendada para o preenchimento dos metadados INSPIRE.

 

SNIMar - Editor de Metadados
O editor de metadados SNIMar, é uma ferramenta que foi desenvolvida para facilitar a geração, edição e validação de metadados, especialmente, para cada conjunto de informação marinha a ser incluído no geoportal do SNIMar. O editor de metadados foi desenvolvido em conformidade com o perfil de metadados SNIMar e recorre às palavras-chave pré-definidas e harmonizadas pela aplicação Collaborative Keywords. Desta forma, garante-se que os metadados sejam criados de forma coerente para que a sua pesquisa seja fácil, orientada e para que devolva resultados relevantes para o utilizador. O acesso ao editor de metadados SNIMar é livre e requer a instalação do software de Sistemas de Informação Geográfica de licença livre QGIS® e do plugin “Editor de Metadados SNIMar”. Encontra-se em conformidade com as exigências da Diretiva INSPIRE.

 

MIG Editor 3.1
O MIG Editor é uma ferramenta para a produção de metadados de informação geográfica baseados nas normas e requisitos vigentes, nomeadamente as normas ISO 19115, 19119, 19139 e requisitos do INSPIRE e Perfil Nacional de Metadados (Perfil MIG). O desenvolvimento do MIG Editor foi promovido pelo ex-IGP, no âmbito do Sistema Nacional de Informação Geográfica SNIG), com o objetivo de harmonizar a produção de metadados a nível nacional, possibilitando a interoperabilidade entre os vários repositórios de metadados, nacionais e internacionais, permitir a publicação dos metadados nacionais no catálogo do SNIG, possibilitar que outras entidades possam colaborar no desenvolvimento desta ferramenta ou para a desenvolver para aplicações específicas, através da disponibilização do código da aplicação no SourceForge. Atualmente, este editor encontra-se desatualizado no que respeita às imposições da Diretiva INSPIRE.

 

Folhas de Estilo para Visualização dos Metadados
Folhas de estilo para formatação HTML dos documentos XML de metadados segundo a norma ISO 19139. Estes documentos podem ser utilizados e alterados por qualquer entidade, segundo o seu próprio layout.